quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Dia dos loucos - Teatro e Crônica



Dia dos Loucos

Caramba! Sabe o dia em que você está se sentindo o próprio Atlas, carregando o mundo nas costas ou preso dentro de uma panela de pressão quando está para chover? Pedindo para que chova logo para que se sinta melhor, mas você vê o dia se arrastando como se nada fosse acontecer... ficando entre janelas. Ora a do computador, ora da casa... com anseio de alguma mudança, pois tem dia que nem mesmo nessa tal internet se vê notícia boa.

Os nervos à flor da pele, se um lenço cai, é uma trovoada! Imagina!? Se duas televisões estiverem ligadas, uma em cada canal, aspirador de pó ligado, carros passando na rua e entre eles um carro de propaganda falando anúncios inúteis como esse falando sobre teatro... Teatro?!! Para tudo que eu quero ouvir! “No TênisVrrrrrrrummmmmmusicalraumm
Devrummmmapresentareeeeemmmmfamília de ursos às oito horas...” Você conseguiu ouvir?

-Deixa eu ouvir! Resmungava a mulher

-Mas o carro passou muito rápido, poderia ter sido mais devagar. Quase explodindo... Minha mulher pega no telefone procurando saber mais detalhes, pois tínhamos uma única informação: seria no Tênis. Ninguém atendia... Ela não falava! Colocou o telefone no gancho. “Está ocupado.” Mas não satisfeita fica procurando informação sem sucesso.

Mais à tardinha sai para caminhar e volta lá pelas oito, aflita... “Não agüentei e passei pelo Tênis e a peça começa às oito e meia, vamos? Já estou me arrumando...” Confirmei que iríamos e perguntei qual o nome da peça. “Não tive tempo para perguntar.” Sumiu dentro do banheiro. Nunca a tinha visto arrumar tão rápido assim. Também me aprontei e fomos.

Achamos que chegaríamos atrasados. Dito e feito! Já havia começado, então dissemos que voltaríamos outro dia, mas o senhor que estava na portaria disse que entrássemos assim mesmo. Apesar de não gostar de começar a ver uma obra que não seja do início, pior ainda uma peça teatral, pois com certeza atrapalha alguma coisa na apresentação. Não sabia exatamente o porquê que os artistas não gostavam. Hoje descobri! Quando abri a porta e entramos fiquei decepcionado com a quantidade de pessoas que estavam lá. Havia menos gente que as cadeiras desocupadas e a maioria olhando para nós. Nesse momento a pessoa que entra rouba a cena do artista.

O mais interessante é que o ator se desmanchava no palco enquanto encenava para uma platéia inteira. Claro! Era um louco! Um louco que regurgitava verdades do mundo em que vivemos. Sabedoria que não precisava ser seguida por ser dita por um louco, mas que nos colocava diante de nós mesmos, para que nos saboreássemos com o que somos: humanos de nós mesmos.

Eu que saí de casa para ver uma peça infantil apenas para relaxar e me divertir, senti um imenso prazer em saber que existem outros que pensam iguais a mim. Pude assistir a uma aula que sempre sonhei em aplicar onde não existe matéria, que o tema seja vida e se possa abordar todos os assuntos pertinentes.

Um Espetáculo como esse não se pode perder... Bravo!


Peça Teatral: ” Dia dos loucos “
Ficha Técnica:
Representada por Marcos Americano que também é o escritor e Professor de Teatro
SIMONE LINHARES (figurino, produção);
AURÉLIO DE SIMONI (Iluminação);
Prof. YAN MICHALSKI (sonho);
DENISE STOKLOS, JULIO ADRIÃO, CLARICE NISKIER (apoio e dicas);
MÔNICA RIANI (assessoria de imprensa);
WALACE FURTADO (operador de luz);
LEO PINHEIRO (operador de som);

Esta apresentação faz parte da programação do Circuito Estadual de Artes promovida pelo SESC Rio de Janeiro.
Na próxima semana terá outra apresentação, cujo título será divulgado perto do evento.

Outra Revista por Marco Antonio.

Outras Crônicas do mesmo autor:

OREM 2008 - Itaperuna 4 : Juntando os Cacos do OREM.

OREM 2008 - Itaperuna 3 : Já não tão novos...

OREM 2008 - Itaperuna 2 : Disse me disse no OREM

Olimpíadas : As Mulheres de Ouro

Bom Dia!? (crônica)

Raul Seixas - You tube e crônica - A Arte de Sonh...

.

Nenhum comentário: