sábado, 25 de outubro de 2008

O amor e o saber vencem a violência




Hoje em dia só se escuta notícias de espancamentos, de estupros, de desrespeito a idosos, às mulheres, às crianças e a deficientes.
As pessoas têm medo de sair, de deixar seus filhos “livres“, até mesmo dentro de casa, sentem-se privadas do direito à liberdade.
As mulheres, não só as de nossa sociedade, mas as de todo mundo, têm passado por graves problemas. Muitas sofrem caladas com medo de denunciar por inúmeras ameaças feitas pelo cônjuge ou do que as pessoas irão dizer.
Quando se fazem uma pergunta a quem pratica essas agressões, se obtém diversas respostas. Uns dizem que exageram na bebida e perdem a noção do que fazem, outros porque foram supostamente traídos e ainda têm os que batem por mero prazer. Não existe justificativa nenhuma para se cometer essa barbaridade.
Foi noticiada a história de uma modelo estrangeira, seu noivo a desfigurou com água fervendo. Por pouco não morreu, mas ficou toda deformada. Ela comentou que ele era muito ciumento. A jovem teve a coragem de fazer o que milhares não tiveram, denunciou. Hoje ele está preso e diz que ainda a ama e que fez isso porque achou que tinha sido traído. Uma coisa que todos deveriam saber é que se você ama muito alguém, terá respeito, e não fará mal algum contra essa pessoa.
Este é apenas um tipo de desrespeito, dentre muitos que acontecem e que não escolhem família, condição social, religião, enfim nada importa. Existem a violência verbal e a exclusão, ou seja, o preconceito que está presente em nossa sociedade, nenhuma delas levam a lugar algum. Seria tão bom se todos vivessem em paz e tivessem a consciência de que somos iguais, irmãos em Cristo!
O devido valor a Educação, em nossa sociedade, proporcionaria uma vida melhor a todos os cidadãos. Às vezes um pai de família chega a cometer atos violentos contra sua esposa e seus filhos, ou até praticar um assalto, devido ao seu desespero de não conseguir sustentar a família. O conhecimento induz mudanças de comportamento.
As pessoas devem se conscientizar, assumindo a responsabilidade do que fazem. Sendo assim, surgindo o respeito pelo próximo, que é à base da convivência, de um relacionamento amoroso ou de qualquer relação entre os seres humanos. Quando a humanidade souber lidar com cada situação sem utilizar a força, não teremos tantos índices de violência.
É claro que sempre haverá divergências, porque cada um tem a sua forma de pensar, somos diferentes, mas a melhor maneira de resolver qualquer situação será sempre o diálogo.
Os homens em geral não sabem perdoar, talvez, com o conhecimento aprendam o que é compaixão.
O mundo não é o que vemos, mas aquele que construímos. Nós somos a imagem e semelhança de Deus, que é o amor. Basta apenas buscá-lo dentro de nós mesmos.
A violência se dissipará com o amor e o saber.

Jéssyca Barrozo de Souza Castilho -
(Texto escrito a pedido da professora Elizabeth Vitória e selecionado para participar de um concurso promovido pela Coordenadoria Regional/ Itaperuna- Ano 2005)
.
.
.

Nenhum comentário: