sexta-feira, 24 de outubro de 2008

João Guimarães Rosa 2


João Guimarães Rosa
Um sertanejo universal



Tirando dúvidas...

Respondendo a uma pergunta:
"Seria João Guimarães Rosa escritor de poemas?"
Pesquisamos na internet sobre o assunto
e na Poesia.net

http://www.algumapoesia.com.br/poesia2/poesianet148.htm
http://www.revista.agulha.nom.br/indice.html

encontramos os dados abaixo,

a mesma página contém mais informações

sobre o autor.


João Guimarães Rosa


Caros amigos,

Este é o último boletim do ano — uma edição especial. Pela segunda vez na história deste semanário (a outra foi com Cervantes e Dom Quixote), a foto aí em cima não mostra um autor tido à primeira vista como poeta. De fato, João Guimarães Rosa (1908-1967), um de nossos poucos escritores de alcance universal, é celebrado como o contista de Sagarana, o novelista de Corpo de Baile e sobretudo como o magnífico romancista de Grande Sertão: Veredas, obra que completa 50 anos agora em 2006.

Mas Guimarães Rosa começou de fato como poeta. Em 1936, ele venceu um concurso promovido pela Academia Brasileira de Letras com Magma, uma coletânea de poemas. Embora premiado, ele não quis publicar o livro, que só veio à luz postumamente, em 1997.


Detesto usar a palavra gênio, porque muito se abusa dela nos meios de comunicação. Qualquer um que tenha produzido um texto, uma canção ou um quadro assim-assim é logo carimbado como gênio. Contudo, no caso de João Guimarães Rosa, abro mão das reservas. Em relação a ele, não se pode usar um adjetivo menos entusiasmado do que "genial". Verdadeiramente, ele é um mago das palavras.


.

Nenhum comentário: