terça-feira, 28 de outubro de 2008

Acorda Cidadão - ASAPI



Projeto: Acorda Cidadão / Visita à Associação Santo Antônio dos Pobres de Itaperuna:

Os alunos das turmas do primeiro ano do Ensino Médio, turno da manhã, orientados pelas professoras de Filosofia Cláudia Girão e Carminha Motta visitaram algumas instituições itaperunenses. Objetivos do projeto: integrar a cidadania com as atividades e assuntos abordados em sala de aula; ajudar os alunos a perceberem o quanto podem ser úteis e importantes para a comunidade, levando seu saber, seu carinho e sua ajuda (de qualquer tipo) para fazer a diferença; promover momentos de confraternização, ressaltando a importância do “estar com” e “viver junto”, da preocupação pelo outro, da empatia (se colocar no lugar do outro) e da melhora da auto-estima (o que eu sei pode ser muito bom e pode ajudar alguém); enfatizar a educação para a cidadania, promovendo a igualdade entre as pessoas utilizando como parâmetro a relevância social da ação dos alunos (e da escola); auxiliar os alunos no exercício do compromisso, do trabalho em grupo e da defesa dos direitos humano.
Entrevistadores: Dalviane, Drielly, Sarah, Ynes, Pedro, Géssica e Rogério durante o terceiro bimestre/ 2008.
1- Natureza da instituição: privada filantrópica.

2- Fundador e atual presidente: Fundado por Padre Humberto Lindelauf, em 29 de julho de 1940 ,tem como atual presidente:Sílvia Maria de Castro.

3- Finalidades social/ Atendimento a que tipo de necessidade? Saúde e social.

4- Dificuldades encontradas durante a sua criação: Não houve dificuldade social, pois a comunidade e Padre Humberto Lindelauf se uniram para acolher os pobres, mendigos e idosos.Houve sim, dificuldade financeira.

5- Parcerias: Somente da igreja e da comunidade em geral. O governo apenas contribui com três mil reais por ano.

6- Atualmente qual a principal necessidade enfrentada: A falta de visitas, sem elas os idosos ficam tristes, principalmente aqueles que não recebem visitas dos familiares.

7 - Voluntários: grupos da Igreja e profissionais liberais como: costureiras e cabeleireiros.

8- Mudanças e efeitos geradores de satisfação e realização observados no decorrer desta prática solidária: As gincanas e brincadeiras proporcionaram muita alegria aos internos despertando em toda a equipe do “Acorda Cidadão” o desejo de sempre ajudar ao próximo.

“SER CIDADÃO É AGIR COM O CORAÇÃO!”

Nenhum comentário: