sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Diferenças Desrespeitadas


Diferenças desrespeitadas


As diferenças podem interferir na vida das pessoas, uma pena que muitas delas não saibam lidar com diferenças! Cor de pele, classe social, estilos, grupos de amigos, tudo o que é diferente gera confusão.É normal que vejamos as diferenças, até mesmo o fato de discordarmos é normal , mas é obrigatório a aceitação do que nós chamamos de “diferenças”. Assisti há anos uma coisa que me chocou muito: duas meninas brigando pelas diferenças, literalmente, agressões mesmo! E como conhecia as duas, vou descrever algumas diferenças que possam ter gerado esse acontecimento:


A cor da pele, uma branca e outra negra. Rebeca mais sofisticada, mais delicada, a outra, Fernanda, meio bruta, meio escandalosa. A menina de pele mais clara, Rebeca, leva fama de patricinha. As pessoas têm mesmo a tendência de ignorá-la, talvez ela até mereça todas as criticas recebidas.


Fernanda mais corajosa, o tipo de menina “cabeça quente”, teimosa, apesar de ter um coração bom. Pensa muito por si mesma e sabe bem o que quer. E o que queria era provocar Rebeca, queria mesmo uma confusão!


O motivo da briga foi o mais infantil possível, começou pelas diferenças entre as duas e por ciúmes de Fernanda em relação a um amigo de Rebeca. Fernanda começou dizendo palavrões dos mais agressivos! E Rebeca deixava pra lá, já estava acostumada com o preconceito que as pessoas tinham devido ao seu jeito. Mais de um ano se passou e os palavrões de Fernanda continuavam sendo ignorados. Até que um dia, Fernanda mandou um recado em um site de relacionamentos da internet, o Orkut, para Rebeca, um recado nada educado. Rebeca que também não era fácil, ainda mais por internet, respondeu com uma bela ironia. Então surgiu a briga na escola, muitas pessoas viram! Rebeca foi agredida, ela não esperava, mas reagiu, embora detestasse brigas, procurasse evitá-las. Fernanda não pensava assim, então aconteceu! Rebeca apanhou e foi vaiada por toda a escola e suas amigas ameaçadas por amigas de Fernanda. No mesmo dia, as duas foram para a Secretaria da Escola. Fernanda defendeu-se com o seguinte argumento: “Rebeca tinha tudo e ela não tinha nada”.


Eu simplesmente não denominaria aquilo como argumento, nem como inveja. Mesmo porque, não sei o que havia de tão diferente ali! O que sei é que palavras devem ser medidas, repensadas sempre, e os atos, mesmo depois de cometidos podem ser corrigidos. Só não vale à pena deixar que essas diferenças façam com que tais cenas se repitam. E o mais triste foi ver como a escola vibrava, o pátio fervia com a falta de educação que estava acontecendo ali, a falta de respeito, principalmente de respeito ao próximo! Cada um tem o direito de ser o que é, ou o que quer!

Nayanne Nogueira.


.

Nenhum comentário: