domingo, 16 de maio de 2010

Superintendente do IPHAN visita Itaperuna e apoia Claudão.






Carlos Fernando Andrade, Superintendente do IPHAN no Estado do Rio de Janeiro e Manuel, arquiteto da mesma instituição, visitaram Itaperuna nesta sexta-feira, 14 de maio. O encontro foi uma iniciativa do Prefeito Cláudio Cerqueira Bastos, que tem muito interesse na preservação do patrimônio histórico-cultural do município.

As Secretarias de Cultura, Esporte e Lazer e Planejamento trabalham unidas no intento de viabilizar a reforma da antiga Estação Ferroviária de Retiro do Muriaé - 5° Distrito e transformá-la num dinâmico Centro Cultural e ficaram muito honradas com essa visita.

O projeto faz parte do Programa “Trilhos da Cultura” cuja missão é contribuir para o resgate da memória histórico-cultural de Itaperuna, promovendo a identidade local por meio de pesquisa, preservação e comunicação do seu patrimônio para a sociedade.

A Secretaria Municipal de Cultura pretende criar o Primeiro Museu de Itaperuna, desta vez na antiga Estação Ferroviária de Comendador Venâncio Garcia. E num segundo momento, batalhar para a revitalização da linha férrea entre as Estações de Comendador Venâncio e Retiro do Muriaé e posteriormente até a Estação Cândido Froes.

É interessante lembrar que O Distrito de Raposo, importante estância hidromineral, localizado próximo a Comendador Venâncio, proporcionaria, assim, um bucólico passeio turístico aos seus inúmeros turistas. A idéia do audacioso “Projeto Maria Fumaça” é, além de perpetuar a história e as características culturais do povo itaperunense, possibilitar a Itaperuna e à Região Noroeste Fluminense amplos benefícios culturais, educacionais, econômicos e turísticos, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida da população.



Outra postagem sobre o tema:
http://outrarevista.com/2010/05/departamento-de-cultura-itaperunense-participa-de-curso-sobre-museus/

Leia a recente matéria: “Trilhos ligarão Itu e Salto para sempre”:
http://www.itu.com.br/colunistas/artigo.asp?cod_conteudo=22067

Conheça o portal do IPHAN
http://portal.iphan.gov.br/portal


.

Nenhum comentário: