quinta-feira, 27 de maio de 2010

Baião - Participação de Daniel Gonzaga - SESI Itaperuna - Dia 29 de maio



Participação de Daniel Gonzaga, neto de Gonzagão e filho de Gonzaguinha.

Espetáculo circense em homenagem a Luiz Gonzaga tem participação do neto Daniel Gonzaga.




Depois da temporada de sucesso em outubro e novembro do ano passado, jovens artistas da ONG Crescer e Viver voltam ao palco para contar a vida do Rei do Baião, com direção de Ernesto Piccolo.

Os 20 anos de morte de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, voltam a ser lembrados em alto estilo pelos jovens artistas da ONG Crescer e Viver, no espetáculo “Baião – a homenagem do circo a Luiz Gonzaga”, com a participação de seu neto, Daniel Gonzaga. Em cena, os artistas lançam mão de uma mistura que reúne música, acrobacia, malabares, números aéreos, dramaticidade e até mesmo o humor dos palhaços para levar ao público um misto da magia do circo e do baião.

O elenco é formado por 12 jovens, com idade entre 15 e 23 anos, todos eles formados pela escola de circo social do Crescer e Viver. O desafio é grande e enfrentado a cada ensaio com a superação dos movimentos e o aprimoramento da técnica.

A ficha técnica conta ainda com nomes como Rogério Blat, que assina o roteiro e argumento, e Rui Cortez, ganhador do Prêmio Shell, em 2005, pela direção de arte do espetáculo “A incrível confeitaria do Sr. Pellica”. As coreografias acrobáticas contam com a assinatura de dois integrante do Cirque Du Soleil: Beto Silva, primeiro artista brasileiro a integrar as produções da companhia circense, e Lurian Duarte, que integra o espetáculo Wintuk.

Além de subir ao palco, Daniel Gonzaga é responsável pela composição e direção musical da montagem, o que comprova que o talento é genético. A inédita trilha sonora do espetáculo faz uma mistura entre levadas do baião e alguns traços rítmicos do rock. No entanto, a referência que dá margem ao trabalho é o tradicional ritmo nordestino.

“A própria composição Baião é uma aula de música, mostra o som nordestino e faz toda introdução de ritmos. Pensamos em trazer o universo do Gonzagão para o circo, como se fosse uma entrega do baião ao mundo circense. Agora, como imaginar esse universo, e, ao mesmo tempo dar a ele uma identidade sem usar as próprias canções de Gonzagão? Resolvi, então, misturar o universo dele com o do rock’n roll. Meio Led Zeppelin, meio Luiz Gonzaga, meio guitarra, meio zabumba, mas também com elementos de rock, xote e baião. E nada mais pop que Luiz Gonzaga”, diz Daniel.

O espetáculo conta com o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), a partir da Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Crescer e Viver: O circo diverte, mas também pode educar e abrir portas para diversas crianças e jovens em situação de risco social. Pelo menos é isso que acontece no Crescer e Viver, organização independente e sem fins lucrativos que iniciou suas atividades no ano 2000.

A ONG põe em prática, por meio da arte, o direito de crianças e adolescentes a uma vida melhor. Em 2003, a instituição recebeu a chancela da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Hoje, o projeto atende mais de 150 pessoas entre 7 e 24 anos que frequentam a sua lona de circo instalada na Praça Onze. Na galeria de espetáculos produzidos pela Cia Crescer e Viver de Circo, estão Vida de Artista, que estreou em 2007, e Universo Gentileza, que contou a vida do profeta Gentileza, no ano passado.


Ingressos no SESI:

Baião – Uma Homenagem a Luiz Gonzaga, sábado, dia 29 de maio, às 20h: R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia – Clientes SESI Clube, Terceira Idade e Estudantes)

Classificação: Livre



Realização: Sistema FIRJAN

Apoio: Faculdade Redentor e Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Itaperuna


Mais informações: 3811-9200
.

Nenhum comentário: