sábado, 22 de maio de 2010

Depois de mais de dois anos de obra, Theatro Municipal do Rio está pronto para reinauguração

Dois anos e meio de obras e o Theatro Municipal está renovado para a festa oficial de reinauguração, na próxima quinta-feira. A sala de espetáculos recupera o brilho do começo do século passado.



A fachada desgastada pelo tempo ficou no passado. Detalhes que nem chamavam a atenção ganharam um brilho intenso. Milhares de folhas de ouro revestem a águia, o teto, o letreiro. Por dentro, o teatro parece agora uma grande caixa de jóias.

A limpeza trouxe a beleza original dos mármores coloridos e das estátuas. Ao todo, 23 obras de arte estampam cores vivas. As figurais angelicais do teto também foram restauradas. Mas ninguém descobriu ainda quem foi o autor da obra. O teatro ainda guarda esse segredo. Outros foram revelados durante a obra: uma passagem secreta, uma pintura escondida, cores e desenhos apagados por reformas feitas no passado.

As surpresas incentivaram restauradores a trabalhar por um objetivo: deixar o teatro como ele era no dia da inauguração, em 1909.

Na plateia, o cor-de-rosa voltou a dominar a cena, cobrindo as poltronas e as cortinas.
São mais de 700 lustres. O maior tem 5.792 pedras de cristal. A namoradeira acaba de voltar para o ambiente que inspiram os casais.

“Todo mundo tem um caso de amor com o Theatro Municipal. Eu recebo algumas cartas contando histórias de amor, casamentos, coisas que deram certo, pessoas que se conheceram aqui dentro”, revela Carla Camurati, presidente da Fundação Theatro Municipal.

Jorge viveu os últimos 33 anos nos bastidores, montando cenários. Apaixonado pelo Theatro, ele agora quer ver a casa cheia. “As pessoas aplaudem e nós ajudamos a montar. Então, nós fazemos parte desse espetáculo, desse show”, conclui.

Fonte: Jornal Nacional
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/05/depois-de-mais-de-dois-anos-de-obra-theatro-municipal-do-rio-esta-pronto-para-reinauguracao.html

Nenhum comentário: