quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Quadrinhos podem incentivar crianças e jovens à leitura


(Foto: Arte/G1)
A Editora Escala Educacional fez adaptações de livros de filosofia e história. Guerra dos Farrapos e a obra de Maquiavel estão entre elas. Até aí nenhuma novidade. O diferencial é que essas versões são em quadrinhos. O objetivo é atrair o público infanto-juvenil que considera esses temas enfadonhos.

Algumas pessoas torcem o nariz para esse tipo de publicação. Tratam como se não fosse literatura. Mas é. Muitos se iniciaram na leitura pelos gibis. Existem aqueles que se tornaram leitores assíduos de literatura considerada culta e que foram, quando crianças, colecionadores de quadrinhos. Hoje, colecionam livros.

Os gibis geralmente são bem aceitos pelas crianças. Eles são adequados para elas do mesmo modo que as histórias ilustradas. A ilustração ajuda a criança pequena a compreender a história, além de o texto ser mais curto e, portanto, mais estimulante e prazeroso.

Um bom modo de começarmos a estimular a leitura é enfatizando o seu lado gostoso. Não há dúvidas de que as adaptações não substituem a obra original. No entanto muitos jovens só terão contato com temas históricos ou filosóficos por elas. Melhor que nada. Quem sabe assim terão curiosidade para ler o original.


Leia o artigo de Ana Cássia Maturano na íntegra em:
http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL910240-5604,00-OPINIAO+HISTORIAS+EM+QUADRINHO+PODEM+ESTIMULAR+JOVENS+A+LER.html

Aproveite suas férias:Leia um livro ou história em quadrinhos!
Outra Revista.
.

Um comentário:

TATAIA disse...

Adorei o Blog!! Muito interssante.
Bjsss