quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

ProUni 2009 - MEC libera resultados




Já deveria ter acontecido, mas só agora no dia 5 de janeiro o MEC pode divulgar os resultados que você pode ver aqui no site do ProUni e saber quais os documentos necessários para o seu ingresso à faculdade selecionada, mas deverá ser feito a comprovação dos dados mencionados na inscrição até o dia 30 de janeiro. Caso contrário será eliminado e a vaga será passada adiante.

Notícia do site http://www.abril.com.br/

O Ministério da Educação (MEC) já disponibiliza no seu site oficial a relação dos candidatos selecionados no ProUni 2009. O resultado já deveria ter sido publicado, mas problemas operacionais adiaram a divulgação por duas vezes. Para descobrir se foi selecionado, o estudante precisa visitar o site do ProUni e informar o número de inscrição do Enem ou o CPF.

Para o primeiro semestre de 2009, são oferecidas 156.416 bolsas de estudo, sendo 95.694 integrais e 60.722 parciais (50% de desconto na mensalidade). Também está disponível a lista com os estudantes que ficaram na lista de espera.

Até o dia 30 de janeiro, os aprovados na primeira lista precisam procurar a instituição de ensino que escolheu para comprovar as informações mencionadas na ficha de inscrição. Confira qual a documentação exigida e veja mais informações no site do ProUni.

De acordo com o MEC, 608.142 pessoas se inscreveram para obter o benefício, mas apenas 148.932 foram selecionados (95% do total de bolsas oferecidas). As bolsas não confirmadas até o dia 30 de janeiro serão repassadas para os alunos classificados na segunda chamada, cujo resultado será divulgado no dia 11 de fevereiro.

Como funciona

Para concorrer ao benefício, o estudante precisa participar do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e obter média superior a 45 pontos, entre as questões objetivas e a redação. A seleção conta ainda com a avaliação da renda mensal familiar do candidato, bem como se ele cursou o ensino médio completo em escola pública ou como bolsista integral em escola privada.

As bolsas integrais são destinadas a estudantes que tenham renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$622,15). Já as parciais, que proporcionam 50% de desconto na mensalidade, são oferecidas as estudantes com renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos, ou seja, R$ 1.245.

De acordo com o MEC, desde a criação do ProUni em 2005, 430 mil bolsas de estudo em instituições de ensino superior privadas foram distribuídas para alunos que comprovaram dificuldades financeiras - 70% delas integrais.

.

Nenhum comentário: