.
Muito mais do que repositório de conteúdo ou instrumento de rápida difusão de informações na web, o blog tem se tornado um recurso bastante eficiente de aprendizado e comunicação dentro de sala de aula. Para discutir o assunto, a Campus Party Brasil 2009 reuniu os educadores Barbara Dieu, uma das pioneiras no uso das TICs em sala de aula, Éric Messa (FAAP/SP) e Claudir Segura (PUC-SP) e o pesquisador do Instituto Macuco, Luiz Biajoni. De acordo com os palestrantes, além de ser uma ferramenta para que o aluno mostre o que aprendeu, tanto para o professor quanto para os seus colegas, o blog também é uma forma de construir uma rede de comunicação e de troca de informações entre os usuários.Éric Messa, professor de Direção de Arte, Produção Gráfica e Novas Tecnologias da Comunicação na FAAP/SP, mestre em Comunicação Semiótica pela PUC/SP e membro do núcleo de Pesquisa em Hipermídia na mesma universidade, acrescenta que nessa construção coletiva e compartilhada do conhecimento via blog, jovens e professores ganham, uma vez que “o uso da ferramenta desperta no aluno o interesse de pesquisar melhor um determinado assunto antes de publicá-lo”.O educador ainda apontou a importância de incluir no conjunto de lições que o professor deve passar para o aluno durante a utilização das TICs na educação, o uso ético da Internet. Para Messa usar o blog em sala de aula tem a vantagem de inibir hábitos como o copy e paste, muito comum entre os estudantes. “Por se tratar de um blog, todo o material publicado se torna público. Isso cria um senso de responsabilidade na cabeça do aluno, uma vez que fica fácil saber se aquele material foi copiado da internet”, explica.
Ouça a entrevista completa com o professor Éric Messa no Blog do EducaRede no Campus Party.
Muito mais do que repositório de conteúdo ou instrumento de rápida difusão de informações na web, o blog tem se tornado um recurso bastante eficiente de aprendizado e comunicação dentro de sala de aula. Para discutir o assunto, a Campus Party Brasil 2009 reuniu os educadores Barbara Dieu, uma das pioneiras no uso das TICs em sala de aula, Éric Messa (FAAP/SP) e Claudir Segura (PUC-SP) e o pesquisador do Instituto Macuco, Luiz Biajoni. De acordo com os palestrantes, além de ser uma ferramenta para que o aluno mostre o que aprendeu, tanto para o professor quanto para os seus colegas, o blog também é uma forma de construir uma rede de comunicação e de troca de informações entre os usuários.Éric Messa, professor de Direção de Arte, Produção Gráfica e Novas Tecnologias da Comunicação na FAAP/SP, mestre em Comunicação Semiótica pela PUC/SP e membro do núcleo de Pesquisa em Hipermídia na mesma universidade, acrescenta que nessa construção coletiva e compartilhada do conhecimento via blog, jovens e professores ganham, uma vez que “o uso da ferramenta desperta no aluno o interesse de pesquisar melhor um determinado assunto antes de publicá-lo”.O educador ainda apontou a importância de incluir no conjunto de lições que o professor deve passar para o aluno durante a utilização das TICs na educação, o uso ético da Internet. Para Messa usar o blog em sala de aula tem a vantagem de inibir hábitos como o copy e paste, muito comum entre os estudantes. “Por se tratar de um blog, todo o material publicado se torna público. Isso cria um senso de responsabilidade na cabeça do aluno, uma vez que fica fácil saber se aquele material foi copiado da internet”, explica.
Ouça a entrevista completa com o professor Éric Messa no Blog do EducaRede no Campus Party.
Nenhum comentário:
Postar um comentário