domingo, 7 de novembro de 2010

Sonho... possibilidades numa Estrada Férrea.



Sonho... possibilidades numa Estrada Férrea.
(Retiro do Muriaé e Comendador Venâncio)

Quando a conversa é revitalização ferroviária em Itaperuna o brilho nos olhos de cada interlocutor diz mais que mil palavras. Pois bem, no início do ano, a pedido do estimado prefeito Sr Claudio Cerqueira Bastos, Marco Antônio Mattos Rezende, Lula Medina, Liliana Medina e eu fomos registrar o caminho percorrido pela antiga linha férrea entre Retiro do Muriaé e Comendador Venâncio em Itaperuna. Marco Antônio, emocionado, captou através das lentes de sua câmera fotográfica cada detalhe. Os ferroviários chamam de “leito do trem”. Para nossa surpresa e alegria pudemos constatar que muitos vestígios se conservavam intactos. Foi uma exploração divertida e que nos encheu de confiança em relação ao nosso desejo de pesquisar as possibilidades de revitalizar o antigo trecho da ferrovia.

Continuamos concentrados nesta grande missão que é o resgate da história e da memória da ferrovia em Itaperuna. Sabemos que há um grande movimento no Brasil, hoje, em relação ao retorno dos trens, sejam de passageiros ou turísticos. Sabemos também que pelo Brasil afora há estações em estado deploráveis, máquinas, vagões e carros de passageiros depenados, pilhados, saqueados, desmontados, transformados em sucata de ferro velho. Do mesmo modo que dizimaram os índios num determinado período de nossa história, também transformaram a gloriosa malha ferroviária do passado nessa imensa sucata de hoje.

Mas como idealistas que somos, acreditamos que todo sonho é possível desde que firmemente lutemos por conquistá-lo. E, vivemos uma nova era, capaz de criar condições para que todo esse patrimônio ressurja das cinzas, como Fênix.

Beth Vitória Rezende.

.

Um comentário:

Anônimo disse...

cade as fotos do dia da cultura?