sexta-feira, 26 de novembro de 2010

4ª Tarde de Memórias, Histórias, Músicas, Poesias e Muita Emoção.




Por Luís Marcelo

25 de Novembro de 2010, o projeto Tarde de Memórias encerra sua primeira etapa com uma festa inesquecível para quem pôde estar presente, fechando a ano com chave de ouro. O grande homenageado da Tarde foi o conjunto musical “Taba dos Puris”, que teve sua formação em 1958, proporcionando aos itaperunenses nos anos 60 uma incomparável opção de lazer e músicas. Taba dos Puris também denominava um restaurante e boate, cujo proprietário era o senhor Oduvaldo Glória Tinoco. Era uma casa de decoração rústica, toda de bambu envernizado, onde tinha um palco denominado "Maloca do Cacique”, avarandado internamente com cobertura de sapê. Ao centro, uma pista de dança redonda em madeira. A Taba funcionava com música ao vivo, de quinta a sábado. O conjunto musical era formado pelos seguintes músicos: Onaldo , Nelma, Iezi, Ana Maria (Bey), Josino Dutra e Fernando Clair. Artistas consagrados passaram pela Taba dos Puris: Maysa Mattarazo com Tamba Trio, MPB 4, Trio Irakitan, Miltinho, Rosita Ganzales, Osquestra Cassino de Sevilha, Conjunto da Camponesa do Rio de Janeiro e outros. A casa absorveu ao tempo de sua existência, a frequência da sociedade itaperunense e cidades circunvizinhas, com muito sucesso.

Dentre os homenageados da 4ª Tarde de Memórias estavam os músicos Renê Zanelli, Maria Helena Estepham, Eroníldes de Oliveira, Nelma Tinoco e Gilberto Sueth, os escritores Nelson Magalhães Pinto e Maria Elizabeth Macedo de Faria, da ACIL, e o desenhista Cristian Tardin. Embalados por muito entusiasmo e felizes pela oportunidade do reencontro, por terem sido alguns dos músicos homenageados integrantes do conjunto Taba dos Puris, iniciou-se um espetáculo de histórias, músicas, poesias e muita emoção.

As apresentações foram marcadas pelos improvisos e espontaneidades que despertavam o momento. Com músicas de nossos cancioneiros, interpretados por Roberto Carlos, Maysa, Elis Regina e boleros inesquecíveis, preencheram o repertório dos nossos músicos homenageados e a alma daqueles que estavam assistindo, deixando no ar uma forte sensação de prazer e paz. Posso até dizer que muitos dos presentes puderam lavar a alma diante do espetáculo.

Além das apresentações teve uma pequena exposição dos desenhos do artista Cristian Tardin e alguns quadros da artista plástica Martha Garcia, que foi homenageada na Primeira Tarde de Memórias. Martha Garcia é Itaperunense e faleceu em abril de 2010. Teve também participação do projeto “Bordando o Futuro”, com uma rica exposição de toalhas de mesa bordadas a mão.

O projeto Tarde de Memórias, de autoria da Secretária de Governo Claudete Machado Cerqueira e desenvolvido pelo Departamento Municipal de Cultura, sob a direção de Elizabeth Vitória Rezende, pretende reunir toda a história e personagens que fizeram e fazem a diferença na educação artística e intelectual de nossos indivíduos. A cada mês terá um encontro para a Tarde de Memórias, que acontecerá toda última semana do mês, recebendo em cada data os personagens de nossa cultura, fazendo desse encontro um motivo para músicas e poesias. Segundo Claudete Cerqueira esse era um sonho que se torna realidade em sua vida. “Sempre tive vontade de poder homenagear àqueles que fizeram a diferença em nossa cidade. Desde pequena fui muito ligada às artes e, principalmente à música, por influência de meu pai. E agora pude de fato realizar o meu sonho e dar início a construção de um grande memorial, fazendo um apanhado de todos os artistas e intelectuais, valorizando e imortalizando suas histórias e obras.” O projeto engloba a época passada e presente.

Certa vez li umas palavras de uma pessoa importante em minha existência que dizia assim: “Ponha a cada dia um sorriso de alegria no rosto de alguém e serás feliz”. Ontem, diante de muita emoção, pude compreender melhor o real sentido destas palavras ao ver o sorriso de alegria no rosto das pessoas presentes e sentir em mim e nas pessoas responsáveis pela execução deste projeto uma enorme felicidade.


.

Nenhum comentário: