terça-feira, 2 de novembro de 2010

I Fórum de Gestores Municipais de Cultura do Noroeste Fluminense

Foto feita na I Conferência Regional de Cultura em Miracema.


I FÓRUM DE GESTORES MUNICIPAIS DE CULTURA DO NOROESTE FLUMINENSE

Na última semana de outubro foi realizado, com louvor, em Santo Antônio de Pádua o I FÓRUM DE GESTORES MUNICIPAIS DE CULTURA DO NOROESTE FLUMINENSE. Dez municípios estiveram presentes, com seus Gestores ou seus representantes. Itaperuna, Laje do Muriaé e Natividade, certamente tiveram motivos justos para não irem, pois são todos muito participativos e parceiros. Em Itaperuna, por exemplo, toda última quinta-feira do mês acontece as “Tardes de Memórias Culturais”

A recepção e organização do encontro foram absolutamente calorosas, o ambiente super agradável e bonito - "coisas de Vera" - e ainda, música e poesia, abriram a reunião, com mensagens que, emocionaram o coração de todo mundo.

Providenciamos uma Ata, que será levada para ser lida e aprovada no II FÓRUM, que já deixamos marcado para 23/02/11, às 13h, em Varre-Sai (o local específico ainda nos será informado por Carlos Alberto e Elisete).

Discutimos os assuntos pautados e alcançamos nosso objetivo: Firmarmo-nos em grupo visando a buscar maiores recursos para a Cultura de nossa Região;

Já elaboramos planos de "campanha", como UM TEATRO PARA CADA MUNICÍPIO, objetivando alcançarmos, passo a passo, uma melhor realidade quanto ao acesso à Cultura nos 13 municípios do Noroeste/RJ;

Decidimos que nosso FÓRUM será ITINERANTE e com reuniões TRIMESTRAIS, a partir do segundo, em Varre-Sai;

Os municípios de Aperibé e Cambuci já deixaram conosco suas Agendas Culturais para 2011; e como o tempo foi curto, não deu para "combinarmos" o Intercâmbio de Atividades Culturais para 2011, mas pretendemos enviar a todos as Agendas de cada município (os que forem elaborando, já vão compartilhando por e-mail, porque assim poderemos ajudarmos uns aos outros, e ainda "darmos aquela força" com nossa presença, sempre que possível, nos eventos dos colegas.

Ainda conversamos sobre vários outros assuntos relevantes, como os EDITAIS que já estão abertos no site da SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA, destacando nossas dificuldades em participar de muitos;

A Vera, gestora cultural de Pádua, nos presenteou com uma pasta com mensagens, acrescentando à pauta outros temas atuais da Cultura, e ainda com uma cópia do Plano Municipal de Cultura de Santo Antônio de Pádua,que muito nos ajudará como parâmetro para a redação do nosso.

Trocamos experiências e certamente, demos um passo importantíssimo para "falarmos a mesma língua" em prol do avanço das políticas culturais em nossa Região.

A pastinha com o material do I Forum para os três municípios que não puderam estar presentes ficaram com Vera e ela levará no próximo Fórum. Se, porém, desejarem, podem viabilizar com ela outros meios de as receberem antes, por um portador etc.

Na certeza de poder contar com a atenção de todos, aproveitamos a oportunidade para reiterar-lhes protestos de elevado apreço e distinta consideração.

"Uma porta fechada não é suficiente para que o homem
esconda o seu amor. Ele também necessita de uma porta aberta
para poder partir e se perder na multidão quando esse amor explodir"
(Lêdo Ivo, As necessidades, In "Curral de Peixe")

Atenciosamente,

Ângela Gomes
Italva/RJ

Representação COMCULTURA e PLANO ESTADUAL DE CULTURA
Noroeste/RJ.


.

Nenhum comentário: