domingo, 7 de novembro de 2010

Reinauguração em Itaperuna da Biblioteca Pública Municipal Dr. Caio Buarque de Nazareth





Na primeira quinta-feira de novembro, véspera do Dia Nacional da Cultura, a Secretaria de Cultura de Itaperuna e a Secretária de Governo Claudete Cerqueira, receberam o filho do Dr Caio Buarque de Nazareth, Dr. Antônio Buarque de Nazareth, demais representantes do governo municipal, educadores, amigos, estudantes e artistas para a Reinauguração da Biblioteca Pública Municipal e do Telecentro Comunitário Itaperuna Digital.

A Biblioteca Municipal faz parte da história cultural de Itaperuna, agora modernizada, pois teve a alegria de ser contemplada com o Programa Livro Aberto, uma das ações do Ministério da Cultura na área do livro e leitura e que se destaca pela implantação e modernização de bibliotecas em todo o país. A Biblioteca Municipal de Itaperuna recebeu dois novos computadores, com softwares de catalogação e empréstimo, duas impressoras, mobiliário, televisão, vídeo, som e ampliação do acervo (mais de 1000 títulos de material bibliográfico entre livros, CDs e DVDs).

São muitos os motivos para comemorar: o “Telecentro Comunitário Itaperuna Digital” em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Social possibilitará Inclusão Digital a todo e qualquer cidadão itaperunense. Os cursos desenvolvidos gratuitamente no Telecentro Comunitário serão ministrados por instrutores da Prefeitura Municipal e contarão também com a colaboração dos alunos do Curso de Informática da Faculdade Redentor como monitores-estagiários.

A Diretora de Cultura, Elizabeth Rezende, agradeceu ao Prefeito Claudio Cerqueira Bastos, ao Secretário, Eduardo Suisso e à Secretária de Governo Claudete Machado Cerqueira pela confiança e total apoio na realização dessa reinauguração. Destacou também a participação de todos os funcionários da Biblioteca e da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, que nos últimos meses não mediram esforços para que este sonho se tornasse realidade, frisando que juntos lutam por uma Biblioteca dinâmica e moderna, capaz de atrair muitos e muitos leitores, pois como Monteiro Lobato, acreditam que “um país se faz com homens e livros”.

O evento transcorreu num clima de recordações e muita alegria e com brilhantes participações como da Fanfarra do Colégio Luís Ferraz, sob a direção do Maestro Eduardo José, do Marcello Henrique, pianista e tecladista e do incansável parceiro de eventos culturais, o músico, fundador e Presidente da Musi@rte, Alex de Souza. Também, participou, declamando poemas de Caio Buarque de Nazareth, o artista Luís Marcelo de Cerqueira.

Devemos ressaltar que a Biblioteca está aberta ao público. E o Telecentro está fazendo o cadastramento dos usuários. Venha conhecer e usufruir destas conquistas do Governo Cláudio Cerqueira Bastos.

"Ó! Bendito o que semeia livros.../ e manda o povo pensar!."
Castro Alves

Apoiaram a realização deste evento:
Marco Vídeo Produções; Angelique Damadá; Itacopi; San Color; Flores Naturais; Itaperuna Cortinas e Decorações, Musiarte e o artista plástico Garibaldi.

.

2 comentários:

Departamento de Cultura disse...

Compartilhando e-mail recebido...


Parabéns a esta Secretaria e Depto de Cultura por mais esta realização.
att
Prof. Leandro Pinho

Celso disse...

Prezada Beth

Em meu nome e em nome da Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande-SP, quero parabeniza-los pela reinauguração da Biblioteca Dr. Caio Buarque de Nazareth.
Que na sua nova configuração, essa Casa de Cultura funcione como um porto do saber, para que os jovens estudantes e demais moradores de Itaperuna possam nela, ancorar a sua busca pelo conhecimento.
E obrigado pelo informe, que trouxe-me gratas lembranças do passado. De um passado no qual o nome Buarque de Nazaré configura-se como o meu primeiro solo educacional.

Atenciosamente,

Celso Corrêa de Freitas
CCF