terça-feira, 28 de setembro de 2010

Segunda edição do projeto Banda Larga


Governo de Estado do Rio de Janeiro e

Secretaria de Estado de Cultura

apresentam



“O conservatório brasileiro de música

são as bandas do interior”. Heitor Villa-Lobos




Segunda edição do projeto Banda Larga
será realizada de outubro a dezembro de 2010
em cinco municípios do Rio de Janeiro


O programa de atualização para bandas de música é uma iniciativa
da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro


A segunda edição do projeto Banda Larga – Programa de Atualização para Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro – promoverá, de outubro a dezembro de 2010, nove oficinas de música em cinco municípios fluminenses, considerados polos regionais: São João de Meriti (de 18 a 23/10), Três Rios (de 25 a 30/10), Cordeiro (de 08 a 13/11), Macaé (de 22 a 27/11) e Miracema (de 29/11 a 04/12). O Banda Larga é um projeto da Secretaria de Estado de Cultura, que contou com a participação do Diretor da Sala Cecília Meireles, João Guilherme Ripper, e do diretor da Escola de Música Villa-Lobos, José Maria Braga, para sua elaboração e com a Associação de Bandas de Música do Rio de Janeiro (ASBAM-RJ) para sua realização.


Com o objetivo de preservar e valorizar as bandas de música como patrimônio imaterial do estado, o projeto promoverá cursos gratuitos em áreas consideradas fundamentais ao funcionamento das mesmas, aumentando os conhecimentos musicais, teóricos e práticos, de mestres e instrumentistas. As oficinas acontecerão de segunda a sexta-feira, de manhã e à tarde, e no sábado, pela manhã. Estão programadas também atividades culturais complementares à noite, como apresentações musicais, exibições de vídeos e palestras.


O setor precisa de atenção especial. A formação autodidata e incompleta dos mestres e músicos de bandas gera problemas de leitura de partitura, técnica de regência, mau uso do instrumento, má postura e outras deficiências. Essa carência se reflete, ainda, na falta de conhecimento para a manutenção e o reparo dos instrumentos musicais. Estes fatores podem resultar na evasão de músicos, que desistem de tocar, migram para outras bandas, principalmente as militares, ou saem dos municípios em busca de melhores oportunidades, podendo levar ao desaparecimento de algumas destas formações. Até porque a maioria de seus integrantes tem outro trabalho e não recebe nenhuma remuneração das bandas.


Assim como em 2009, haverá oficinas de Regência, com aulas teóricas e prática de conjunto, e Capacitação Instrumental em sete instrumentos típicos de bandas de música, além de oficina de Manutenção e Reparos em instrumentos de sopro, com técnicas básicas de manutenção e pequenos reparos, visando o prolongamento da vida útil dos objetos em questão. Os cursos serão ministrados por Marcelo Jardim e Mônica Giardini (Regência); Andrea Ernest Dias, Antonio Rocha e David Ganc (flauta/flautim); José Freitas, Marcos Passos e Rui Alvim (clarineta e clarone); Marco Túlio e José Rua (saxofone); Antonio Henrique Seixas e João Luiz Areias (trombone); Eduardo Guimarães (tuba/bombardino); Anderson Gomes Xavier e Oscar Bolão (percussão/bateria); e José Vieira Filho e Leonel Lopes Faria (manutenção e reparos).


Para melhor aproveitamento das aulas, poderão inscrever-se 25 alunos por oficina, com direito a material didático gratuito: apostila e vídeo-aulas, disponíveis em DVD e no sítio da SEC. Este material funcionará também como irradiador, além de apoio à transmissão de conhecimento e capacitação de novos músicos. As inscrições são gratuitas e poderão ser efetuadas no período de 15 de setembro a 15 de outubro na Secretaria de Cultura do município polo escolhido.


De tradição renascentista, as bandas de música do Rio de Janeiro nasceram na época da colonização portuguesa. Hoje são 100 bandas catalogadas no Estado, das quais 22 são centenárias e 19 foram reconhecidas como Patrimônio Cultural do Estado do Rio de Janeiro pela Lei 5215 do Governo do Estado, de 02/04/2008.


PROJETO BANDA LARGA

DATAS E LOCAIS:

São João de Meriti – de 18 a 23/10

Três Rios – de 25 a 30/10

Cordeiro – de 08 a 13/11

Macaé – de 22 a 27/11

Miracema – de 29/11 a 04/12

INFORMAÇÕES: bandalarga2010@yahoo.com.br
Recebido por comentário:

Acessem o novo site da ASBAM-RJ que já está no ar http://www.asbamrj.com.br/ e saibam como participar do projeto. Acessem no site, na página inicial, Para inscrições click aqui e imprimam, preencham e enviem sua Ficha de Inscrição ao polo de sua preferência. Acessem no site, também na página inicial, e conheçam o QUADRO DOS PROFESSORES BANDA LARGA 2010 - POLOS E CURSOS/OFICINAS click aqui.

Muito agradecidos ficamos pelos acessos, atenção e participação.

Saudações musicais! ASBAM-RJ


.

2 comentários:

Anônimo disse...

Acessem o novo site da ASBAM-RJ que já está no ar www.asbamrj.com.br e saibam como participar do projeto.



Acessem no site, na página inicial, Para inscrições click aqui e imprimam, preencham e enviem sua Ficha de Inscrição ao polo de sua preferência.



Acessem no site, também na página inicial, e conheçam o QUADRO DOS PROFESSORES BANDA LARGA 2010 - POLOS E CURSOS/OFICINAS click aqui.


Muito agradecidos ficamos pelos acessos, atenção e participação.
Saudações musicais!
ASBAM-RJ

outrarevista@hotmail.com disse...

Reportagem: Teógenes Nazaré – Programa Mão Amiga – TV Catuaí – Manhuaçu MG


Projeto de Música “Banda Larga” prorroga as inscrições em Três Rios