quinta-feira, 2 de setembro de 2010

1ª Tarde de Memórias e Inauguração da Sala de Cultura em Itaperuna

Clique na foto para ampliar.


Abaixo fotos da Inauguração




1ª Tarde de Memórias




É... parece que os bons ventos culturais pairam por Itaperuna. Quando se permite Arte e reconhece o artista, eflúvios misteriosos emanam e o encantamento se instaura. Foi o que aconteceu nesta última quinta-feira, dia 26 de agosto de 2010, por ocasião da inauguração da Sala de Cultura – Espaço das Artes, que será um local para eventos culturais e terá exposição constante das fotografias das personalidades que se destacaram e se destacam em Itaperuna através da Arte, no Memorial, que será construído com homenagens durante as “Tardes de Memórias”, programa realizado pela Secretaria de Cultura Esporte e Lazer, que acontecerá todos os meses para homenagear esses artistas. Enquanto uns relembram sua história outros a escrevem num mesmo espaço.

A luminosidade do entardecer prenunciaria a primavera ou um áureo porvir para a cultura itaperunense, pois a esperança, admiração e a beleza eram refletidas nos olhares...
O evento artístico começou com o talento da Banda do 29º Batalhão da Polícia Militar, regida pelo Sargento Ferro, que também executou o Hino Nacional para a inauguração da Sala, onde as homenagens foram também iniciadas: Para o Prefeito Claudão e José Carlos Ligiero, ao som do saxofone do Alex Santos, da Musi@arte,que envolvia o momento com uma composição de José Carlos intitulada com o nome do Prefeito.

Realizada a Inauguração iniciou-se a “1ª Tarde de Memórias” às personalidades do Memorial e mais uma vez Claudão, agora “o saxofonista”, fora homenageado como todos os artistas que compunham o rol, como também José Carlos Ligiero, Maestro Chiquito, Amado Pereira de Cerqueira, Maria Catharina Pinto, Dario Pinto, Renaud Boechat, Capitão Edmo Abreu, Professor Aquiles, Martha Garcia, Flora Carpi, Dulce Diniz, Conceição de Maria, Damadá, Abimar Ferreira, Edel Marcos e também a Sociedade Musical Itaperunense.

Entidades Culturais se fizeram presentes como: CECAM, Musi@rte, Escola de Música Santa Cecília, Gráfica e Editora DAMADÁ, ACIL( Academia Itaperunense de Letras), Culturita, Fundação São José, Sociedade Musical Itaperunense, Funita, Grupo Corcel 74, a Câmara Municipal se fez presente com o Vereador Lalá e João Neto como também diversas personalidades da Arte de Itaperuna como o Violinista Clássico Adler Tatagiba, Artista Plástico Cristian Tardin, Ator Adão Porci entre outros.

As Secretarias do Governo Claudão, unidas com seus representantes, coesos a cada inauguração numa comemoração da realização de todos: Claudete Cerqueira, Secretária de Governo (e idealizadora do projeto Tarde de Memórias e Memorial); Alessander Seródio, Subsecretário de Governo; Maria Luiza Lacerda Soares, Secretária de Educação; Marcelo Nascimento, Secretário Municipal de Desenvolvimento, Industria,Comércio e Turismo; Eduardo Suisso, Secretário de Cultura Esporte e Lazer e Secretário do Meio Ambiente.

Os presentes tiveram o prazer de assistirem ao talento dos artistas que atuaram naquela tarde: Alex Santos, Ruan Pimentel, Maria Luzia Cerqueira Rabelo, Maria Helena Sthefan, Marcelo Henrique Novaes Lima, Kadim, Flora Malta Carpi, Christiane Matheus Soares, Abimar Garcia Ferreira, Dr. José Agnaldo de Paula e Luiz Marcelo de Cerqueira.

.

Nenhum comentário: