quinta-feira, 18 de junho de 2009

Um domingo musical em Itaperuna

O “Encontro de Bandas de Música” realizado em Itaperuna no último domingo (14) deixou a cidade diferente. A Praça Nilo Peçanha, palco do encontro, recebeu um público bastante entusiasmado que não se intimidou com o friozinho existente. Na verdade, o frio deu certo charme ao evento. As pessoas buscaram umas nas outras uma proximidade maior, uma conversa amiga durante os intervalos das apresentações e um aconchego no ombro amigo para apreciar música de qualidade.
As bandas, excelentes! Harmonia perfeita de músicos que primam pela qualidade sonora de instrumentos mágicos – mágicos nas mãos de quem sabe, obviamente. Maestros exigentes e incansáveis que conduzem seus discípulos rumo aos aplausos.
A música não é só a finalidade, é também meio para se ter oportunidades na vida e compromisso social. “Temos um papel importante para ajudar a comunidade e evitar que as crianças se envolvam com as drogas”, diz Joel Balbino, músico da Sociedade Musical Itaperunense. Para Tiago Santos, trompetista da Liga Carlos Gomes (Alegre/ES), há de se valorizar também o contato com outras gerações. “É muito importante o resgate da cultura. As pessoas da terceira idade passam conhecimento para a juventude que tem a possibilidade de aprimorar a musicalidade”.
Segundo Dirlene Nuss, subsecretária da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer o encontro reascende o contato do público com as bandas de música. “Existem algumas bandas no interior que estão se acabando. Precisamos resgatá-las. Esse evento mostra o quanto as pessoas apreciam uma boa música”. O secretário Sérgio Galeão pensa no futuro. “Precisamos investir na sensibilidade de cada ser humano e através da música, isso é possível. Futuramente, podemos desenvolver atividades musicais junto aos adolescentes das escolas municipais”.
Niza Drumond, coordenadora do evento, espera que a cidade promova outros eventos. “Esse evento proporciona à sociedade itaperunense arte, cultura e cidadania. Espero que haja outros encontros aqui, afinal, a Sociedade Musical Itaperunense completa este ano 50 anos de existência”.
O público demonstrou bastante entusiasmo para com o evento. A professora Elizabeth Rezende estava ansiosa. “Estava esperando a realização desse evento há um mês. Sou apaixonada por música e acredito na importância de se valorizar e preservar a nossa cultura. Tenho uma paixão especial pelas bandas de Itaperuna, Laje do Muriaé e Venâncio”. Elizabeth ainda sugeriu que a cidade promova um Festival de Inverno.
O prefeito de Itaperuna Cláudio Cerqueira Bastos (Claudão), um dos fundadores da Sociedade Musical Itaperunense, estava presente no encontro. O evento faz parte do “Circuito de Encontro de Bandas de Música”, que envolve os estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. E teve o seguinte apoio: Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Itaperuna), Secretaria de Cultura de Minas Gerais, CEMIG e Lei Federal de Incentivo a Cultura nº 8313 / Lei Rouanet.

http://www.portalclick.com.br/portalclick/2009/06/15/um-domingo-musical-em-itaperuna/
.

Nenhum comentário: