domingo, 21 de junho de 2009

Breve histórico do Colégio Estadual 10 de Maio


Foto de 2005
.
O Colégio Estadual 10 de Maio completou 80 anos em 2008. Sua história, intimamente ligada à tessitura histórica do município de Itaperuna, confunde-se com a história pessoal da maioria dos itaperunenses que tiveram a felicidade de transitar por seus corredores e adentrar suas salas de aula. É uma história de muitos protagonistas: alguns se projetaram socialmente, elevaram o nome de Itaperuna e o inseriram no contexto nacional, quiçá, internacional, nas mais variadas áreas de atividade, outros, anônimos que a história oficial não registra, fazem também a história do colégio, pois, por ele passaram e usufruíram de uma formação em valores, preocupada com o respeito à dignidade humana, com a competência e a efetiva formação cidadã, sempre eivada de comprometimento e profunda dedicação de seus mestres.
Teve sua origem com a criação do Grupo Escolar 10 de Maio, no dia 26 de fevereiro de 1928 e do Ginásio Marechal Deodoro da Fonseca. Em 1956, foi criada a Escola Supletiva 10 de Maio anexa ao Grupo Escolar 10 de Maio e Escola Supletiva Paulina Porto através no dia 10 de maio de 1956. Em 1957 foi criada a Escola Normal Estadual, marco na educação da região, visto que até então, a formação de professores só era possível na rede particular de ensino.
A mudança de nome para Colégio Estadual Marechal Deodoro da Fonseca e a autorização da divisão de Ensino Secundário do MEC para o Segundo Ciclo são concedidas no dia 1º de dezembro de1961. Em 10 de setembro de 1970, são integrados ao Ginásio Marechal Deodoro da Fonseca, o Colégio Estadual 10 de Maio e o Jardim de Infância Maria Madalena Magacho dos Santos. Posteriormente, ocorre a integração da E. E. 10 de Maio, da Escola Estadual do Ensino Supletivo 10 de Maio e do colégio Estadual Marechal Deodoro, passando a denominar-se C.E. 10 de Maio.
Atualmente, o C.E. 10 de Maio oferece o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano de escolaridade), o Ensino Médio, o Pós-Médio com o Curso Técnico em Contabilidade e o EJA (Educação de Jovens e Adultos) do 6º ao 9º ano e Ensino Médio. Conta com uma clientela advinda dos mais diversificados ambientes sociais, a escola esforça-se por dar conta desse caldeirão de culturas, levando em conta que, sem desprezar a cultura do aluno, fazer dela a ponte entre o que já sabem e os conhecimentos científicos socialmente construídos e universalmente aceitos, para que diante dessa confrontação, o aluno possa construí-los subjetivamente em benefício de seu projeto de vida, marcá-los com o traço de sua personalidade e inserir-se na sociedade de forma cidadã.
Atualmente a equipe de direção da escola é composta pelas professoras Maria Inês Freire Borges Figueira, Diretora Geral; Silvana Moreira Ferreira, Solange Alberoni Amil de Oliveira, Rosiméa Fernandes Navarro Nuss, Diretoras Adjuntas, além de outras equipes de assessoramento e um corpo docente que ao longo de toda a sua história, vem mantendo a qualidade do ensino ministrado.
Fonte: Revista Canal da Cultura n° 2/ junho 2009.
Este texto foi escrito para a Sessão Solene dos 80 anos do C. E. 10 de Maio na Câmara Municipal em 24 de março de 2008 e foi incluído na publicação do livro "Colégio Estadual 10 de Maio em Prosa e Verso". O nome completo da autora é: Marly Aparecida Carvalho de Mattos.
.

Um comentário:

Professor Zeluiz disse...

Legal a CAE, uma revista alternativa que o Neivaldo faz com o maior cuidado.
Uma coisa tem chamado muito a minha atençoa, mas passa desapercebida pela maioria das pessoas: o crescimento dos muros das escolas. No caso do Dez de Maio, podemos ver inclusive uma cerca elétrica. Em que estamos transformando nossas escolas?