domingo, 28 de junho de 2009

O Ioiô... eterna diversão.

Os alunos do Ensino Fundamental andam “curtindo uma nova (ou seria antiga?) onda”: o Ioiô.Então para ficar por dentro desta mania saí em busca de informações na web. Vamos ver um pouco do que encontrei:
Ioiô é um dos brinquedos mais antigos que existe. É constituído de dois discos, geralmente de plástico, mas podendo ser também de madeira ou metal, unidos no centro por um eixo no qual prende-se uma corda. Deixando-se cair o ioiô, de certo modo ele sobe com o impulso, e a corda se enrola; deverá outra vez cair e subir, sucessivamente, até que termine o impulso inicial.
A história desse brinquedo é bem antiga e misteriosa. Não se sabe bem ao certo onde nasceu o ioiô, sendo cogitados como prováveis "berços" a Grécia, a China ou as Filipinas. Alguns ioiôs antigos foram encontrados na Grécia, datados de 2500 anos, utilizando blocos de barro ao invés dos discos. Nas Filipinas, os nativos utilizavam o ioiô como arma e instrumento de caça, sendo colocadas duas pedras no lugar dos discos e uma corda de até seis metros.
Na antiga Grécia, o brinquedo era feito de madeira, metal e terracota, e seus dois discos laterais eram decorados com figuras de deuses. Deixar o ioiô em um altar para homenagear os deuses era um ritual que representava a passagem da infância para a vida adulta. Nos dias de hoje o ioiô é considerado um esporte tão importante que seus campeonatos (Ioiô Freestyle) possuem a mesma estrutura dos campeonatos de nado sincronizado e de ginástica artística.
O ioiô, tal como conhecemos atualmente, surgiu nas Filipinas, onde é um brinquedo muito popular entre as crianças. A palavra "ioiô" vem do filipino, e quer dizer "volte aqui".
Para usar, o jogador coloca seu dedo dentro do laço no fim da corda e agarra o ioiô. Então o jogador arremessa-o para baixo em um movimento leve e suave. Quando alcançar o fim da corda, o ioiô pode ser posto a "dormir", onde o eixo do ioiô fica rodando dentro do loop da corda dando a impressão de que ficou parado e não voltou. Enquanto o corpo do ioiô gira, um efeito giroscópico acontece, estabilizando o ioiô no seu eixo e permitindo um tempo para realizar um número de movimentos. Para retorná-lo à mão do jogador, basta dar um puxão com o pulso (e não com o braço), fazendo com que a corda se enrole completamente no eixo.
Em geral, qualquer movimento ou combinação de movimentos que resultam no retorno do ioiô à mão do jogador é considerado uma manobra, embora isso não seja um padrão absoluto.
Que tal visitar as páginas abaixo e ficar por dentro de muitas outras informações sobre este interessante brinquedo!?
http://www.ioiobrasil.org/
http://www.worldyoyocontest.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ioi%C3%B4

Outra Revista.

Nenhum comentário: