quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Importância da Literatura e da Leitura em nossa vida




A Literatura é uma disciplina importante porque ela é uma forma de resposta que cabe ao homem descobrir, ou seja, uma nova forma de linguagem para exprimir novas experiências de uma nova vida. De todas as formas de arte a literatura é a mais próxima da vida e a mais sintética, pois reúne à arquitetura, quando no processo de composição do romance, à música, na estrutura melódica da frase, à pintura, no traçar o caráter dos personagens, à filosofia, ao definir seus ideais de vida. Daí sua importância para a cultura.


Em cada personagem literário aprendemos principalmente a ser brasileiro, a aceitar, a valorizar, a sonhar, a lutar, a viver, a querer, a sorrir, enfim, ver o mundo com outros olhos e ser muito feliz. Ter intimidade com as palavras entendê-las e fazer com elas o que se quiser é o sentido maior da literatura. A oportunidade de crescer deve ser de cada indivíduo.


Assim como a importância da Literatura na vida de qualquer pessoa nos dias de hoje, a Leitura é algo também indispensável! Somente com a leitura e discussão com outras pessoas é que podemos construir nossa consciência crítica, não só analisando problemas, mas também propondo soluções. Devemos estar sempre na busca constante de conhecimentos para a amplitude de nossa cultura. Como diz uma professora de ensino médio do Distrito Federal: “O prazer de saber mais, de entender mais, de sentir que crescemos como indivíduos e profissionais. O prazer de estar perto da cultura, da Literatura, de voltar a ser aluna, mas, principalmente, o prazer de entender melhor o mundo e nós mesmos”. Temos que buscar conhecimentos para realização própria, para termos o prazer de entendermos a nós mesmos.


Crystianne Pacheco de Oliveira
Carolina Vinhosa de Lannes Messias
Tuany Lannes Meirelles

Coletânea de Poesias/ 2004
Professora Beth Vitória Rezende
.


Um comentário:

Anônimo disse...

“O mestre ideal é o que se faz de ponte, que convida os alunos a atravessarem, e depois, tendo facilitado a travessia, desmorona-se com prazer, encorajando-os a criarem suas próprias pontes”. E você, Beth, sem dúvida me deu um pouquinho do brilho dessa infinita luz da sabedoria que existe dentro de você me encorajando a seguir adiante. Em 2004 você abriu os meus olhos que para eu alcançar minha própria realização precisaria buscar conhecimentos, assim foi feito, e hoje sou uma farmacêutica dedicada, sempre em busca de novos conhecimentos e com amor pela leitura em grande de parte por incentivo seu. Um grande beijo e muito obrigada pela lembrança.