sábado, 20 de dezembro de 2008

Decretado estado de emergência em 6 municípios no Rio

A Coordenação da Defesa Civil do Rio de Janeiro decretou hoje situação de emergência em cinco municípios das regiões norte e noroeste do Estado. Aperibé, Cardoso Moreira, Italva, Santo Antônio de Pádua, Itaperuna e Laje do Muriaé. Os rios Muriaé, Pombas, Carangola e Paraíba do Sul, que cortam essas cidades, estão com as águas muito acima do normal.

Em Itaperuna, a água ocupa toda a cidade. Na cidade os moradores só conseguem passar de um lado para o outro usando caminhões da prefeitura. O hospital da cidade,São José do Avahy, que serve como referência para toda a região Noroeste do estado do Rio, mesmo debaixo da água não parou de funcionar. Doentes chegam e saem de barco puxado pelos bombeiros. A Marinha já anunciou que vai mandar para a região mais três helicópteros, três carros anfíbios e dez lanchas. Segundo o governo do estado, a maior dificuldade é chegar aos moradores que estão em regiões isoladas.

Segundo balanço da Defesa Civil, 30.036 pessoas estão desalojadas e outras 2.155 desabrigadas. Outras cidades onde moradores tiveram que deixar suas casas foram: Natividade, Itaocara, Bom Jesus de Itabapoana, Porciúncula, Campos dos Goytacazes e Cambuci.

A Defesa Civil informou que não há previsão de chuva nas próximas horas nas regiões norte e noroeste. No entanto, as regiões Serrana e sul do Estado enfrentarão chuvas fortes e a orientação é para que os moradores evitem as áreas de encosta. A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) ressalta que as chuvas dos últimos dias já afetaram mais de 59.772 mil pessoas em todo Estado.

Fonte: G1

.

Nenhum comentário: