domingo, 14 de fevereiro de 2010

Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura Visita Itaperuna - Lucienne Figueiredo


Visita ao Departamento de Cultura.

Visita ao Ponto de Cultura Bordando o Futuro.

Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura VISITA ITAPERUNA - Lucienne Figueiredo

Estiveram em Itaperuna, no dia 02 de fevereiro, reunidas com o Secretário de Cultura Esporte e Lazer, Eduardo Suísso e colaboradores, a coordenadora do Sistema Estadual de Museus do Rio de Janeiro, Lucienne Figueiredo e a assessora Ana Cristina Ferreira do Valle. O Sistema Estadual de Museus pretende estimular e apoiar a implementação de novas instituições culturais, prestar consultoria aos museus, estimular programas de qualificação profissional na área museológica, além de estabelecer um banco de dados dos museus do Estado e seus acervos.

O Sistema Estadual de Museus foi criado para incentivar e apoiar os museus de todo o estado, (O Rio de Janeiro é um dos estados com a maior concentração de museus do país: são 222 unidades museológicas e instituições afins mapeadas e cadastradas pelo Sistema Brasileiro de Museus do Departamento de Museus e Centros Culturais/IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Lucienne Figueiredo lembrou que os museus têm a missão de fortalecer a história e a identidade cultural dos municípios em que atuam. Cheia de energia e disposição, ressaltou que o Sistema Estadual de Museus foi criado para ser um braço da Superintendência Estadual de Museus para atuar no interior,articulando com os municípios nas ações com a Secretaria Estadual de Cultura. Durante as visitas técnicas o Sistema Estadual de Museus realiza um diagnóstico das ações da Secretaria de Cultura na área de museus. O Sistema propõe oficinas técnicas e dispõe assessoria técnica na área. Lucienne visitou o CIEP Boa Fortuna, que guarda todo o material coletado pelo Projeto Memórias ( em prol da preservação e valorização da História do município), idealizado por Rita de Cassia Costa. Visitou também o Ponto de Cultura do Projeto Bordando o Futuro, onde se encantou com os trabalhos delicados da artesãs itaperunenses, prometendo retornar em breve.

O município vizinho de Natividade, que também recebeu a importante visita, confirmou a realização de uma oficina de capacitação técnica regional que acontecerá no mês de julho.

.

Um comentário:

Beth Vitória disse...

Prezados



Com muita satisfação, comunicamos que foi assinado e publicado o decreto nº 42.306 de 22 de fevereiro de 2010 que institui o Sistema Estadual de Museus do Estado do Rio de Janeiro.

A proposta para a criação do Sistema Estadual de Museus foi apresentada no I Fórum de Museus, no mês de março de 2009, com a finalidade de discutir diretrizes que iriam nortear as ações do Sistema, articular interesses da área museal e, sobretudo garantir uma política de ação desse sistema.

De lá para cá, por meio da Superintendência de Museus da Secretaria de Estado da Cultura, o Sistema Estadual de Museus já atendeu a mais de 25 municípios do território do Rio de Janeiro realizando 29 visitas técnicas, 08 oficinas e 06 atendimentos aos municípios de maneira a fazer um mapeamento das instituições museológicas existentes, prestando assessoramento técnico e estimulando a criação de novas unidades museológicas.

O Sistema hoje se torna realidade e planejamos para o ano de 2010 uma série de ações em todo o Estado, concluindo as visitas técnicas, realizando mais oficinas e elaborando diretrizes para o desenvolvimento de uma política para os museus do estado do Rio de Janeiro, voltadas para a preservação do patrimônio e da memória e valorizando a diversidade cultural.



Saudações museológicas

Comunicado IMPORTANTE:

Márcia Bibiani

Superintendente de Museus da Secretaria de Estado da Cultura

Lucienne Figueiredo dos Santos

Assessor-Chefe do Sistema Estadual de Museus