sábado, 27 de fevereiro de 2010

Memórias brincando - Adler Tatagiba




Um rico artista brasileiro, Paulinho da Viola, disse: “Não sou eu quem vive no passado, é o passado que vive em mim”.

Um braço de fogo de um índio dos santos é o passado que vive em mim há pelo menos quinhentos e poucos anos. Não tinha calções, tinha outras orações.

No passado que vive em mim, um cemitério de negros escravos; morenas de cor, e de jambo; jabuticabas com suas partes brancas, menos amargas.

O passado que vive em mim são memórias brincando, ouvindo as “memórias cantando”. Das memórias lembrando, perto de quem sabe ouvir, perto de quem é valentia. Mulher e filha.

No passado que vive em mim, um carnaval. Que começou em surdina e foi parar na avenida. Pena que nem tudo é alegria.

No passado que vive em mim, foliões, falastrões, com promessas e oblações. Uma outra parte eu não previa, a entrada dos leões, cuspindo entulhos no tempo e no passado. Pra quem foi, se foi...

O carnaval.

Adler Tatagiba
22/02/2010



.

Nenhum comentário: