quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Volta às aulas


A semana, para os profissionais da Educação, está sendo agitada. Em Itaperuna, professores da Rede Estadual e Municipal retomam suas atividades participando da chamada “Semana Pedagógica”. Café da manhã de boas-vindas e palestras enriquecedoras. É momento de reflexão, de planejamento, depois de um merecido período de descanso. Enquanto isso, a secretária de estado de Educação, Tereza Porto, participou hoje, na Alerj, de uma audiência pública, sobre o balanço da Seeduc em 2009 e os rumos da Educação em 2010.

Porto garantiu que, em 2010, o objetivo é concluir a implantação do programa “Conexão Educação”, onde todos os alunos da rede pública estadual serão cadastrados e identificados através de um cartão eletrônico, que será lido, todos os dias, por leitores óticos instalados nas salas de aula. “Com este sistema será possível acompanhar a frequência, o desempenho escolar e a quantidade de merenda servida a cada estudante, ajudando as escolas na organização e no planejamento pedagógico. Um milhão e meio de pessoas serão beneficiadas com esse projeto”, esclareceu a secretária, que disse ainda que professores temporários só serão utilizados para suprir a demanda de professores afastados ou para atividades extracurriculares.

Durante a reunião, a subsecretária de Gestão da Rede e de Ensino da Seeduc, Teresa Pontual, ressaltou o trabalho que vem sendo feito para a formação inicial e continuada dos profissionais de Educação e a ampliação da jornada escolar como fundamentais para os resultados esperados no sistema educacional. Ela ainda apontou avanços realizados pela secretaria na infraestrutura das instituições de ensino. “A adequação e o enriquecimento da matriz curricular foram ganhos consideráveis em 2009. No ano passado, o projeto de climatização atendeu 16 mil salas de aula, beneficiando 1.980 escolas do estado, 89 escolas da rede foram reformadas e 300 escolas receberam pequenas obras, através do projeto SOS Escola”, enumerou Pontual.

O que os educadores esperam, com certeza, é que realmente se efetivem as tão sonhadas melhorias. E que apoiados por toda a sociedade, uma vez que a Educação deve ser tarefa de todos, consigam professar aquilo que acreditam, buscando sempre motivar, orientar, transformar, enfim.

“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria” (Paulo Freire).

Outra Revista.
Sites consultados: http://www.alerj.rj.gov.br/ e http://www.educacao.rj.gov.br/

Nenhum comentário: