quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Remate de Folia em Itaperuna - 13/02/2010







O encerramento do ciclo anual de apresentações de uma Folia de Reis é chamado de Festa de Remate ou Arremate. Aqui em Itaperuna, a comemoração foi feita na casa do mestre Feitiço, no Bairro Surubi, na noite do sábado de Carnaval. Parabéns a todas as folias, que participaram do evento! Fica aqui registrada a nossa admiração pelo belo trabalho e o desejo que esta importante manifestação cultural ganhe o destaque e o apoio que merece, pois sabemos que manter uma folia não é fácil, exige dedicação permanente, pois há despesas diversas como a confecção e a lavagem de fardas, manutenção de instrumentos, transporte e alimentação dos integrantes.

O Arremate de Folias/ 2010 em Itaperuna contou com o apoio das Secretarias de Educação e Cultura Esporte e Lazer e das empresas : Teixeirão e Irmãos Santana.

Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas tocando músicas alegres em louvor aos "Santos Reis" e ao nascimento de Cristo; essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos Reis Magos. Trata-se de uma tradição originária de Portugal que ganhou força especialmente no século XIX e mantem-se viva em muitas regiões do país, sobretudo nas pequenas cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro dentre outros .

Na cidade de Muqui, sul do Espírito Santo, acontece o Encontro Nacional de Folia de Reis, que reúne cerca de 90 grupos de Folias do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. É o maior e mais antigo encontro de Folias de Reis do país. O evento é organizado pela Secretaria de Cultura do Município e tem data móvel.

.

Nenhum comentário: