quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Escola desativada é alvo de vândalos em Itaperuna


Uma escola desativada em Itaperuna é alvo constante de vândalos. A escola São José fica na comunidade do Castelo e poderia ter uma história bem diferente. O espaço poderia ser aproveitado para várias atividades.

Foi nesse colégio que José Augusto Junior, presidente da associação de moradores do Castelo, aprendeu a ler e a escrever. A unidade fica próximo a casa dele. Ele lamenta o estado do lugar. Cláudia Candelária é educadora e entende do assunto. Ela também mora no Castelo e acha que a escola merecia um destino diferente.

Sem um espaço público no localidade também fica difícil desenvolver algum tipo de projeto social com a comunidade. A Federação de Estudantes de Itaperuna queria implantar no local uma sala com internet para a comunidade, mas de acordo com o diretor cultural da federação, José Gustavo de Oliveira, a prefeitura negou apoio.

O colégio São José foi desativo em 2001 pela prefeitura de Itaperuna. Lá estudavam aproximadamente 300 crianças moradoras do Morro do Castelo. Agora, para terem direito a educação, elas são obrigadas a deixar o bairro.

Dona Maria Celeste tem duas filhas e só conseguiu matricular as crianças em uma escola pública que fica há uma hora de onde ela mora.O secretário de planejamento de Itaperuna, Thiago Armond, disse que existe um projeto de reestruturação da escola São José. A obra está prevista para o ano que vem.

Um comentário:

Zeluiz disse...

Há coisas que estão além da nossa compreensão, como é o caso do fechamento da Escola Palha Branca. Na contramão da facilitação do acesso aos bancos escolares, a administração da época (2001) houve por bem azucrinar a vida das crianças e dos pais que moram nas redondezas do antigo colégio São José. Aliás, parece uma desgraça que o destino daquele espaço seja o esvaziamento. Até a igreja o abandonou.