sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Mário Quintana, os Teus Cantares. No SESI em Itaperuna Dia 31/10/2009



Poesias de Mário Quintana
sobem ao palco no espetáculo Quintana,
os Teus Cantares

Dia 31 de outubro, às 20h,
no Teatro SESI
Itaperuna


Mário Quintana, um mestre da ironia terna, um observador do cotidiano que sabia chamar a atenção para o frescor lírico contido no que é evidente e poetizando o óbvio ganha espetáculo protagonizado por seu conterrâneo, o ator Vagner Souza. A proposta resgata a tradição dos sarais de poesias e da oralidade através de leituras dramatizadas dos textos do poeta. “Não há textos memorizados e sim poesias lidas e sentidas como se estivessem narrando os fatos no momento em que os mesmos acontecem”, diz Vagner Souza.

Mário Quintana não se enquadrava em nenhuma escola literária, pois não queria seguir o rigor formal. Sua linguagem é considerada simples, coloquial e bem cuidada sobre os temas do cotidiano, da infância, da morte, do amor e do tempo. Seus versos fluem com uma simplicidade aparentemente ingênua e uma espontaneidade incomum, como se brotassem da própria respiração. Dessa condição surge o tom de quem fala diretamente aos ouvidos do leitor, em voz baixa, sussurrante, num intimismo que é a um só tempo confidência e ensinamento ou lenitivo para as agruras existenciais.

Traços de surrealismo completam o retrato desse romântico tardio ou moderno, que não virou as costas à tradição, nem se fez de surdo às vozes interiores. Esse poeta ultra-sensível se tornaria uma das expressões mais límpidas da poesia lírica brasileira da segunda metade do século XX, destacando-se as reflexões sobre o bem e o mal, sob a forma de Deus, anjos e do diabo.

Em 1980, recebeu o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras. O escritor morreu em Porto Alegre, em maio de 1994, aos 88 anos.


Ingressos no SESI:
Quintana, os Teus Cantares, sábado, dia 31 de outubro, às 20h: R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia – Clientes SESI Clube, Terceira Idade e Estudantes)
Classificação: Livre para todas as idades

Realização: Circuito Cultural SESI-RJ - Sistema FIRJAN
Apoio: Faculdade Redentor, Estilo Off, Hotel Caiçara

Mais informações: 3811-9200

.

Nenhum comentário: