quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Danilo Caymmi – 24 de outubro no Teatro SESI em Itaperuna


Danilo Caymmi é reconhecido pela crítica especializada como um dos grandes representantes da música popular brasileira da atualidade. Cantor, compositor, flautista e arranjador, integrou a Banda de Tom Jobim em turnês nacionais e internacionais, participando da maioria dos arranjos. Compôs trilhas sonoras para novelas e seriados da televisão brasileira e participou de inúmeras gravações com grandes nomes da música.

Desde 1968 Danilo vem imprimindo seu nome na história da musica popular brasileira, inicialmente como compositor e flautista, com dezenas de sucessos, numa coleção que inclui clássicos como Andança e Casaco Marrom. Trabalhando com Tom Jobim, começou a cantar as músicas A Felicidade e Samba do Avião, recebendo críticas positivas no mundo inteiro, o que o estimulou ao trabalho solo. Paralelamente, começou a compor músicas para a televisão, como O Que É o Amor, grande sucesso interpretado por Selma Reis na minissérie Riacho Doce da TV Globo. Em seguida, gravou o disco Nada a Perder, outro grande sucesso da novela Pátria Minha, música tema de Vera Fischer. Gravou ainda os discos Sol Moreno, Mistura Brasileira, Eu Você Nós Dois, Trilhas.

Momento atual – Atualmente Danilo Caymmi vive um momento profissional mais seletivo e elaborado. O resultado dessa nova fase pode ser visto no primeiro DVD solo de sua carreira, Danilo Caymmi e Amigos, produzido pela gravadora Rob Digital em parceira com o Canal Brasil, que o músico estará lançando neste sábado, dia 24 de outubro, no Teatro SESI Itaperuna. Neste trabalho, lançado também em CD, Danilo revisita momentos e pessoas importantes em sua trajetória e apresenta suas três faces artísticas: a de instrumentista, a de cantor e a de compositor.


Cada detalhe da gravação do DVD foi cuidadosamente pensado para que o resultado atingisse a musicalidade esperada por Danilo, responsável também pela produção musical do projeto. O formato com três violões, arranjados por Dori Caymmi, foi fundamental na busca pela harmonização desejada. O cenário e a iluminação foram montados de forma a favorecer a concentração e o envolvimento dos músicos. Por este mesmo motivo, decidiu-se que o DVD seria gravado sem público.
Repertório - O álbum traz a inédita Toada à Toa, fruto de uma parceria entre Dorival Caymmi e Danilo. “Certa vez, estava na varanda lá de casa compondo. Quando papai me ouviu tocando, sentou-se ao meu lado e, juntos, fizemos Toada à Toa. A música ficou por anos perdida, até que revirando alguns papéis, achei. Quando decidi gravá-la, vi que não lembrava de parte da melodia, por isso tive que refazê-la. O resultado na voz de Alice superou minhas expectativas”, conta Danilo que na faixa faz dueto com a filha caçula.
Músicas como Andança e Casaco Marrom - que lançaram Danilo como compositor - O Bem e o Mal – primeiro grande sucesso em trilhas de novelas, e os clássicos Ziguezagueou e Nada a Perder - que marcaram seus primeiros discos solo, não poderiam ficar de fora do repertório. Além dessas, Danilo Caymmi e Amigos traz ainda Flecha de Prata, Chega de Tarde, Pé sem Cabeça, Fado (Mãos Antigas), Nossa Dança, A vizinha do Lado, Fiz uma Viagem, Nem Eu, Rama de Nuvens e Minha Juju.
Danilo Caymmi e amigos é, para Danilo, um trabalho muito denso e com uma grande carga emocional, pois sua gravação aconteceu dois meses após a morte de Dorival Caymmi. Para homenagear o pai, Danilo incluiu no cenário um busto do compositor, feito pelo escultor Bruno Giorgi. Para ele, Dorival sempre foi um grande companheiro e incentivador de sua carreira e, por isso, sua presença nesse projeto era fundamental.
Danilo tem conquistando platéias também no exterior, tendo realizado espetáculos na Finlândia, Suécia, Rússia, Alemanha, Portugal, Argentina e Estados Unidos.


Ingressos no SESI:
Danilo Caymmi, sábado, dia 24 de outubro, às 20h: R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia – Clientes SESI Clube, Terceira Idade e Estudantes)
Classificação: Livre para todas as idades

Realização: Circuito Cultural SESI-RJ - Sistema FIRJAN
Apoio: Departamento de Cultura - Prefeitura de Itaperuna, Faculdade Redentor, Estilo Off, Hotel Caiçara

Mais informações: 3811-9200

.

Um comentário:

Professor Zeluiz disse...

Como sempre estou preso aqui nos grilhões do Scondidin vendo a arte e a cultura passando longe de mim. Paciência...debaixo do sol e da lua sempre há o tempo de tudo, nos promete o Eclesiástico.
Mas fico sabendo dos acontecimentos e dos acontecidos, através da "fofoca" dos clientes. Ouvi os maiores elogios ao show do Danilo. Houve quem dissesse que foi o melhor de todos no circuito Sesi. Estou postando isso para fazer um apelo: repitam... repitam... quem sabe não rompo os grilhões da perfídia?!