terça-feira, 8 de setembro de 2009

Língua Portuguesa no Enem 2009

No Enem, o que é cobrado do jovem que sai do ensino médio não são nomenclaturas gramaticais, mas a capacidade de ler e entender o que é pedido.O simulado divulgado pelo MEC (Ministério da Educação) não mostrou nenhuma novidade em relação a anos anteriores e só confirmou essa tendência. A prova pedia que o estudante tivesse capacidade analítica; ele teria que perceber a relação que existe entre as diversas variedades de texto apresentadas, teria que entender as diferentes visões de mundo que elas veicularamm e teria que ter senso crítico para perceber isso e não se deixar influenciar facilmente.
O aluno analisa a palavra a partir do texto em que ela está inserida. Por isso, quem só estudar gramática vai acabar se frustrando porque o Enem não vai cobrar nomes.
Dicas de estudo:
Para se preparar, confira as questões dos exames anteriores do Enem e de vestibulares para verificar o que foi cobrado e, a partir daí, consulte uma gramática, caso precise de auxílio para compreender o que é pedido.
Recomenda-se também muita leitura: é primordial, não só de livros didáticos mas de jornais, revistas, sites de informação. Só assim o aluno adquire habilidade de leitura e nível vocabular.A leitura cobrada no exame pode ir além de textos: o texto iconográfico, como quando o Enem pede para comparar figuras, também é texto: o estudante tem que interpretar as imagens, identificar seu significado. Tudo isso exige treino.
Para todas as matérias:
O domínio da língua portuguesa é central para os estudantes pois está por trás dos cinco eixos cognitivos comuns a todas as áreas do Enem 2009.

Leia mais sobre o Enem:
http://www.enem.inep.gov.br/

http://www.passeiweb.com/vestibular/noticias/1249419256
.

Nenhum comentário: