sexta-feira, 18 de setembro de 2009

A Incrível Bateria - Histórias de Carnaval‏ - Teatro SESI Itaperuna


Espetáculo inspirado na
obra do grande Mestre Marçal

A Incrível Bateria,
sábado, dia 19 de setembro
às 19 horas


A Incrível Bateria reúne carnaval e samba,
união perfeita de som e movimento


A Incrível Bateria, espetáculo do próximo sábado, dia 19, do Teatro Sesi Itaperuna, reúne carnaval e samba em uma montagem surpreendente do grupo Atores Rapsodos, único grupo a ser contemplado nas três edições do Fundo de Apoio ao Teatro (Fate) da Prefeitura do Rio de Janeiro.

A Incrível Bateria é um espetáculo que acontece na levada do carnaval, com particularidades de estilo e personagens em um panorama do homem no Carnaval. Este espetáculo inaugura um projeto mais amplo de montagens dos Atores Rapsodos, que tem por base cada um dos Cinco Sentidos. Aqui, o foco está na Audição, por isso, a escolha recai sobre a união mais perfeita entre som e movimento: o carnaval.

A Incrível Bateria é inspirado no disco “A Incrível Bateria do Mestre Marçal”, LP de 1987, de autoria de Durval Ferreira e Marçal, que é uma verdadeira sinfonia da Bateria da Escola de Samba.

O espetáculo traz o som para o primeiro plano da narrativa. Há música o tempo todo: o surdo, o ganzá, o tamborim, o agogô, a cuíca, o tarol, o repique, o apito do Mestre Marçal e os percussionistas em cena é que fazem emergir os contos e relatos utilizados. Nenhum deles foi escrito para o teatro e aparecem como no original, com pouquíssimas interferências, de modo a preservar e sublinhar a voz do narrador. O único ponto de contato entre os textos é o carnaval, salientando o caráter singular de qualquer narrativa sobre essa festa. São, na verdade, várias festas. Em cena estão diferentes carnavais, de modo a despertar em cada um da platéia as lembranças do seu próprio carnaval.

Como diria o grande Mestre Marçal, "A bateria é o cartão de visita da escola: o samba enredo é o complemento. O samba conta lendas, tradições, a história do povo brasileiro. A bateria é a força propulsora que convida todos para participar, cantar e dançar durante três dias em que tudo é esquecido e permitido, nos quais se abrem a alma e o coração para a ALEGRIA - a rainha do Carnaval.”

Ingressos no SESI:
A Incrível Bateria, sábado, dia 19 de setembro às 19h: R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia – Clientes SESI Clube, Terceira Idade e Estudantes)

Realização: Circuito Cultural SESI-RJ - Sistema FIRJAN
Apoio: Departamento de Cultura - Prefeitura de Itaperuna, Faculdade Redentor, Estilo Off, Hotel Caiçara

Mais informações: 3811-9200

"Vá ao Teatro"

.

Nenhum comentário: