sábado, 25 de julho de 2009

Dia do Escritor - 25 de Julho


Jovem lendo 1776.

No dia 25 de julho de 1960, após a realização do primeiro Festival do Escritor Brasileiro, promovido pela União Brasileira de Escritores – tendo João Peregrino Júnior na presidência, e Jorge Amado, como vice-presidente - foi criado o Dia do Escritor. Uma justa homenagem a todos aqueles que receberam o dom de transcrever em palavras, relatos, histórias, fantasias, sentimentos e vivências.

Escrever pode ser um ofício, um passatempo, uma forma de desabafo, uma manifestação artística. A escrita tem várias funções dentro da linguagem e o verdadeiro escritor é aquele que sabe utilizar-se de cada uma destas funções para atingir seu objetivo, seja ele informar ou encantar quem o lê.
Antes do século VI a.C., as grandes narrativas eram passadas oralmente. Desde a invenção da escrita, essas histórias puderam ser repassadas e permanecer na história em sua forma inicial, já que o discurso oral sempre apresentava variações (basta lembrar-se do ditado: "quem conta um conto aumenta um ponto"). Assim, temos registros de grandes escritores da Antigüidade, da
Idade Média, do Renascimento... e graças a eles temos escritos históricos de épocas remotas; ficções de fadas e dragões medievais; mitos e lendas antigos; tratados de medicina e alquimia; compêndios de estudos filosóficos e religiosos.
.

“Um artista não nasce completo. Ao contrário, todo processo de escrita constitui um continuo questionamento sobre o mundo e sobre a própria linguagem que ele utiliza para descrever esse mundo. Em todos os grandes artistas poderemos sempre encontrar uma evolução. Você não nasceu já sabendo escrever. Você aprendeu. Alguém lhe ensinou. A linguagem não é inata, mas adquirida. Não fique frustrado, portanto, se você não consegue compor um texto no mesmo nível daqueles que você leu. Saiba que esses textos não foram os primeiros que esses autores escreveram. É preciso, porém, não ter medo. Não ter medo de começar a escrever e de criticar o que se escreve. Uma atitude critica contínua diante do que você produz permitirá uma constante evolução. Na vida, a escrita pode cobrir duas necessidades:
1.ª - Manifestar as emoções e sentimentos que experimentamos diante do mundo e das pessoas.
2.ª - Comunicar nossas idéias e opiniões no relacionamento social e profissional.” (Do Livro: Expressão e Comunicação Lingüística - Autor: Hermínio G. Sargentim)

Outra Revista.
.

Nenhum comentário: