domingo, 26 de julho de 2009

Como conhecer Machado de Assis?


A respeito do conhecimento, Sócrates distingue opinião de verdade. Para ele, não somente o conhecimento dos sentidos deve ser levado em conta, mas também o conhecimento intelectual, que vai além das aparências, uma vez que extrai das coisas a sua verdadeira natureza,formando na mente uma noção,um conceito de valor universal. Muito se fala sobre as diferentes características observadas na obra de Machado de Assis como: a veracidade,a fina ironia,o diálogo com o leitor e a constante busca pelos segredos escondidos nos labirintos da alma humana.E a questão levantada pelo filósofo pode ilustrar com precisão o que penso sobre a obra deste gênio de nossas letras e que muito desejo realmente conhecer, pois o nosso grande escritor e fundador da Academia Brasileira de Letras,consegue de uma forma ímpar buscar, conhecer a verdadeira essência humana.

A procura por todo o tipo de conhecimento sempre foi uma constante na vida deste escritor inovador e que apesar de todas as dificuldades enfrentadas numa sociedade preconceituosa, soube como ninguém se impor e permanecer imortalizado seja através de seus romances,contos ou poemas.

Conhecer o outro pressupõe de certa forma conhecer-se a si mesmo, uma vez que as interrogações humanas sempre se repetem independentes da época e do lugar, simplesmente existem e fazem parte do crescimento. Preocupando em conhecer, desvendar, nosso escritor reconhecido no mundo todo através de suas impressionantes obras literárias permanece sempre atual e capaz de chamar a atenção de muitos leitores desta ou das próximas gerações.Cabe a nós,futuros educadores fazer a ponte entre a literatura e os jovens estudantes.Sei que ainda estou dando os primeiros passos no aprendizado deste grande mestre,mas não me faltam motivos para estudá-lo e através de suas páginas buscar o conhecimento.

Viviane Novaes Meireles
(Estudante do Curso de Letras da Unig/ Ex-aluna do C.E.10 de Maio)

Nenhum comentário: