domingo, 17 de outubro de 2010

Primeira Exposição Ferroviária em Itaperuna.







Neste feriadão do Dia das Crianças, Itaperuna e visitantes, puderam conferir a iniciativa da Prefeitura Municipal em trazer a Primeira Exposição Ferroviária. Aconteceu também a Feira de Preços Especiais, vários espetáculos de qualidade no Teatro SESI, o festival de bandas fãs do metal, Santo de Casa, e a Festa das Crianças no Itapuã Clube entre outros eventos.

A Exposição Ferroviária contou com a dedicação da Associação dos Ferroviários Inativos, Ativos e Pensionistas de Santos Dumont através dos amigos: Milton Andrade, José Raimundo, Joaquim Fernando e Netto. Muito brincalhões, mas não deixavam que a responsabilidade lhes fugisse e estavam sempre a postos para orientações sobre as ferrovias e às máquinas. Como também, abertos às emoções que chegavam pelas lembranças e por relatos de algum visitante. Como Neto, que se arrepiava a cada momento que ouvia o som da Maria Fumaça, durante a exposição que relatou: “Esta exposição teve grandes emoções, mas fiquei mais comovido com aquela senhora, que chorou ao ouvir o apito do trem e o mais interessante, ela nunca andou de trem, mas ele sempre apitava quando passava próximo a casa dela.” O José Raimundo se emociona com facilidade embora sempre contivesse as lágrimas, o que não foi possível quando ouviu a música de Milton Nascimento “Encontros e Despedidas”. Fernando sempre acompanhado de sua esposa relatava o orgulho de ser Ferroviário e mais ainda por ter documentos de seu pai fazendo parte da exposição. Milton, apesar de estar se recuperando de uma operação no joelho, estava em posição estratégica para o bom funcionamento da exposição. Contudo, todos eles admitiam não serem veias que tinham no corpo e nem seriam sangue que corriam por elas, mas uma “malha ferroviária” e “trens” que lhes percorriam pelo corpo.

O evento organizado pela Secretaria Municipal de Cultura contou com diversos parceiros. Em especial, a Secretaria Municipal de Governo, sempre pronta a participar e apoiar eventos culturais.

Parabéns para as Escolas: SESI, Fundação São José, C. E. 10 de Maio, C.E. Buarque de Nazareth e o Pré- Vestibular do Cederj e Santa Terezinha do Menino Jesus, que incentivaram seus alunos a participarem da exposição, inclusive levaram uma pesquisa para fazerem no local. Pais e professores são realmente grandes formadores de opinião. Vimos muitos pais e mães trazendo seus filhos: bonito ver famílias inteiras se emocionarem com a verdadeira viagem que fizeram através das fotografias do universo ferroviário.

Associação dos Ferroviários Inativos, Ativos e Pensionistas de Santos Dumont, Secretarias Municipais: de Governo, Transporte, Educação e Ação Social.

Hotel Meirelles

Restaurante D’Gust
Site Outra Revista

Colégio Estadual Buarque de Nazareth e sua Fanfarra - Campeã Estadual 2010, que esteve presente à solenidade de abertura na sexta-feira.

Colégio Estadual 10 de Maio.

A Banda de Música do 29º Batalhão da Polícia Militar que fez uma belíssima apresentação ontem às 09 horas. E que não mede esforços para colaborar com os eventos culturais em Itaperuna.

Agradece também a toda a equipe do Departamento Municipal de Cultura e aos amigos, que de uma forma ou de outra colaboraram para a realização deste evento
.
“Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade.” D. Quixote

.
.

3 comentários:

GABRIEL MARTINS disse...

A Primeira Exposição Ferroviária em Itaperuna foi imperdível, muitos objetos interessantes como a maquete da Maria Fumaça e muitas fotos mostrando os vários tipos de trens que existiram e que existem como o trem criado no Japão que vai até 300 e cinquenta quilômetros por hora. Esta exposição foi a primeira e com certeza não será a última, se tiver novamente eu irei, não foi uma exposição qualquer,contou um pouco sobre a História do Brasil.

ELAINE PONTES disse...

Muito interessante a exposição ferroviária, me fez lembrar, quando o trem passava lá perto da minha casa. Meu irmão gostou muito e disse que quando acontecer outra ele irá comigo novamente. Meu pai ficou admirado com
tantas coisa bonitas.

Netto Ferroviário disse...

Boa tarde. Marco Antônio, Elizabeth e Filhos.Mais comovido ainda fiquei, quando vi e li os comentários feitos por voçes quando na realização da 1 Exposiçao Ferroviaria de Itaperuna.
Agradeço imensamente quanto aos elogios feitos a minha pessoa, mas conforme aquela Senhora que chorou apenas com o apito do trem, parecia que eu estava advinhando quando te pedi para gravar o apito da maria fumaça, pois sabia eu, que este povo de Itaperuna reservava algo tão nobre em suas vidas. Este fato, Marco Antônio e Elizabeth ficará registrado para sempre em nossas vidas.
A voces, minha gratidão por serem testemunhas deste feito.
Muito obrigado.