quinta-feira, 14 de outubro de 2010

"TRÊSNANOITE"- Hoje às 20:03 horas no Auditorio da Fundação São José


O grupo Nativo de Teatro apresentará hoje (14 de outubro), às 20:03 horas, no Auditório da Fundação São José em Itaperuna a peça teatral "TRÊSNANOITE". Segundo Marcelo Costa, líder do grupo, a comédia é divertidíssima. Realmente o trabalho do grupo é sempre imperdível!

O grupo Nativo é de Natividade (RJ), conhecida como “A Atenas do Noroeste Fluminense”, pois tem sua história teatral iniciada em 1879.

O trabalho teatral na cidade originou o que hoje é o “Clube Lítero Esportivo de Natividade” (CLEN) – um dos maiores clubes da região, formou uma biblioteca (que chegou a ter cerca de dez mil livros) cujos volumes mais antigos compõem a atual “Biblioteca Municipal” e teve atuante papel no processo de emancipação do Município.



Para manter acesa a chama da maior tradição de Natividade (o Teatro), o Grupo Nativo de Teatro foi criado em 24 de outubro de 2000.

A seguir um pouco da sua história:

Além de formar, de imediato o “grupo adulto”, na tentativa de renovar as peças e repassar nossos valores culturais, o Grupo cria, em 2001, uma “oficina de teatro infanto-juvenil”, carinhosamente batizada de “Grupo Nativo de Teatro Mirim” e se junta ao “Grupo Jovem CARONA” para a realização do espetáculo teatral “Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo”, que acontece ao “ar livre” nas ruas da cidade e movimenta mais de 100 atores, anualmente, na sexta-feira “Santa”, há quase vinte anos. No dia 26 de maio de 2001, realiza o “I Sarau Cultural Professor Célio Roberto”, no Anfiteatro Alcenor Lengruber Boechat, organizado pelo Grupo para resgatar os encontros culturais realizados em tempos remotos.

Em 1º de agosto de 2002: a fundação oficial, a aprovação do Estatuto e a eleição da Diretoria do Grupo Nativo de Teatro, que a partir de então, de forma mais organizada e legal, busca parcerias para continuar seus trabalhos – a “oficina de teatro infanto-juvenil”, o “Sarau Cultural Professor Célio Roberto” (que em 2009 teve a sua sétima versão), o ‘Presépio Vivo’ (que em 2009 teve sua sétima edição, com duração de 84 horas ininterruptas) e o “grupo adulto” (responsável, desde 2001, pelo espetáculo teatral que acontece na “Hora de Arte”, em Natividade, que, em 2008, teve a sua sexagésima terceira edição) – e fazer com que o Município faça jus, cada vez mais, ao título de “A Atenas do Noroeste Fluminense”.

No ano de 2010, inicia o ‘Ponto de Cultura Projeto Atenas do Noroeste Fluminense’, obtido através de seleção pública, e é desejo de seus integrantes que o feito seja uma semente de transformação de Natividade, através da inclusão cultural, social e digital, afinal, como o grupo gosta sempre de frisar “todo cidadão deve ser o protagonista de sua história”.

Então... Hoje, no Auditório da Fundação São José, a partir das 20:03 horas... não percam... é diversão certa!

.

Nenhum comentário: