domingo, 10 de outubro de 2010

Exposição Ferroviária no C. E. 10 de Maio / Realização Prefeitura Municipal de Itaperuna


Clique nas fotos para ampliar.



Participe você também da 1ª Exposição Ferroviária em Itaperuna O Departamento de Cultura de Itaperuna, através do Site Outra Revista, lembra a todos que a exposição continua neste domingo e segunda-feira na Quadra do Colégio Estadual 10 de Maio das 9 às 20 horas. Hoje a partir das 17 horas, o músico Luis Marcelo de Cerqueira Gomes, fará uma participação especial com um show ao teclado.

Itaperuna agradece a participação, a atenção, o carinho e todo o apoio dado pelos senhores Milton Andrade, José Raimundo, Joaquim Fernando e Netto, da cidade de Santos Dumont, Minas Gerais.

O objetivo da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer em trazer uma exposição desse porte, em primeiro lugar, é a preservação da memória cultural ferroviária, da história das Ferrovias, das Estações, das Locomotivas e das lembranças que existem em nosso imaginário, e também tem o interesse em resgatar este tipo de transporte, uma vez que existe um grande movimento de revitalização ferroviária em nosso país.

O Prefeito Cláudio Cerqueira Bastos,ferroviário no passado, tem muito interesse na preservação do patrimônio histórico-cultural do município, sendo assim as Secretarias de Cultura, Esporte e Lazer e Planejamento trabalham unidas no intento de viabilizar a reforma da antiga Estação Ferroviária de Retiro do Muriaé - 5° Distrito e transformá-la num dinâmico Centro Cultural.

A Secretaria Municipal de Cultura pretende criar o Primeiro Museu de Itaperuna, desta vez na antiga Estação Ferroviária de Comendador Venâncio Garcia. E num segundo momento, batalhar para a revitalização da linha férrea entre as Estações de Comendador Venâncio e Retiro do Muriaé e posteriormente até a Estação Cândido Fróes.

É interessante lembrar que O Distrito de Raposo, importante estância hidromineral, localizado próximo a Comendador Venâncio, proporcionaria, assim, um bucólico passeio turístico aos seus inúmeros turistas. A idéia do audacioso “Projeto Maria Fumaça” é, além de perpetuar a história e as características culturais do povo itaperunense, possibilitar a Itaperuna e à Região Noroeste Fluminense amplos benefícios culturais, educacionais, econômicos e turísticos, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida da população.

Em conversa com nossa equipe, a Diretora de Cultura Elizabeth Vitória Rezende lembrou a importância dos apoiadores culturais:

Associação dos Ferroviários Inativos, Ativos e Pensionistas de Santos Dumont, Secretarias Municipais: de Governo, Transporte, Educação e Ação Social.

Hotel Meirelles

Restaurante D’Gust.

Colégio Estadual Buarque de Nazareth e sua Fanfarra - Campeã Estadual 2010, que esteve presente à solenidade de abertura na sexta-feira.

Colégio Estadual 10 de Maio.

A Banda de Música do 29º Batalhão da Polícia Militar que fez uma belíssima apresentação ontem às 09 horas. E que não mede esforços para colaborar com os eventos culturais em Itaperuna.

Agradece também a toda a equipe do Departamento Municipal de Cultura e aos amigos, que de uma forma ou de outra colaboraram para a realização deste evento
.
“Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade.” D. Quixote

.

Um comentário:

Beth Vitória disse...

Compartilhando e-mail recebido...

Estive por lá ficou legal...
abraço,
Angelique