terça-feira, 5 de outubro de 2010

Animais de Raça Guzerá são destaque na expo de Muriaé

Exposição de Muriaé: vacas Guzerá participantes do 1º Torneio Leiteiro Oficial de Muriaé.

O gado zebuíno despertou a curiosidade e atenção do público presente na 55ª Exposição Agropecuária de Muriaé, que aconteceu entre os dias 02 a 07 de setembro de 2010 onde ocorreu a primeira edição do Torneio Leiteiro das Raças Zebuínas Oficiais.

A raça zebuína Guzerá surpreendeu o público devido a sua grande estrutura corporal, úberes perfeitos e grande produção leiteira. A raça estava presente com nove animais representando-a, sendo cinco novilhas e quatro vacas, obtendo as maiores produções leiteiras entre as raças zebuínas.



Vânia, Grande Campeã do Torneio Leiteiro, produziu média acima de 34 Kg/leite/dia.

A vaca Vânia, grande Campeã, pertencente ao criador Wemerson Amaro Coura, de Muriaé, produziu média de 34,08 quilos de leite ao dia, com o pico de 40,36. Este resultado está entre as quatro maiores marcas do ano na raça. O animal mostrou o grande potencial do Guzerá para melhorar o ganho leiteiro na região, apresentando bom temperamento, úberes perfeitos e muita capacidade de produção.

Wemerson Amaro Coura, proprietário do Guzerá, vem há cinco anos selecionando a raça para leite e carne. Hoje participa de exposições em todo o Brasil e já vendeu em leilões de Uberaba e Governador Valadares.

O criatório há pelo menos quatro anos faz transferência de embrião e fertilização invitro, realiza aferição oficial de leite de todas as suas matrizes e participa do programa de melhoramento animal da ABCZ. Hoje produz animais de alto valor genético e oferece esta qualidade permanentemente na fazenda.

O Guzerá, raça zebuína é considerada de dupla aptidão. Produz animais pesados com excelente desenvolvimento e boa habilidade materna. Algumas linhagens mais selecionadas para produção de leite mostram altas lactações. Nos cruzamentos para leite imprimem padronização de pelagem, bom sistema mamário e muita precocidade sexual.
A raça atrai cada vez mais interessados, tanto no gado puro quanto nos touros para produção de animais cruzados. Aliás, algumas novilhas Guzolando, fruto do cruzamento do Guzerá com a raça Holandesa também estiveram presentes no galpão, de propriedade de Odilon Carvalho e do próprio Wermerson Coura, demonstrando muita rusticidade e tipo leiteiro com grande desenvolvimento corporal.

Na Exposição agropecuária aconteceu uma grande reunião de criadores de Guzerá. Estiveram presentes criadores de Governador Valadares, Belo Horizonte, Leopoldina e Laje do Muriaé. Foram organizadas visitas nos criatórios da região e uma grande confraternização. O grupo já iniciou os preparativos para a edição de 2011, ainda mais grandiosa.



Criadores de Guzerá de várias regiões e, visita à Fazenda 5 Barras, em Laje do Muriaé, de Walter Rocha Pereira.



Fonte: Gazeta de Muriaé, sexta-feira, 24 de setembro de 2010, pág. 9
.

Um comentário:

zootecnista disse...

acho muito bonitas essas reis guzará, mas aqui na minha região observa se 90% criação de nelore.