quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Encontro Municipal de Cultura em Itaperuna



Artistas, agentes culturais, representantes de entidades e associações; educadores, estudantes, jornalistas... se reuniram nesta manhã de quarta-feira juntamente com o Departamento de Cultura de Itaperuna para receber representantes da Secretaria Estadual de Cultura, que estão reconhecendo e reforçando a importância cultural no interior, na elaboração do Plano Nacional de Cultura. A dinâmica equipe do PNC, Coordenador, Zeca Barros, Daniela Camargo, assessora de imprensa e Paola Telles, responsável pelo documentário “Cultura no Interior”. Encontros Municipais de Cultura têm acontecido em todas as regiões brasileiras, com o intuito de realizar um amplo diagnóstico sobre as condições em que ocorrem as manifestações e experiências culturais e propor orientações e metas para a atuação do Estado numa prospecção a médio e longo prazo.


É muito importante encontros como esse, pois se faz necessário a união das pessoas e instituições que tenham ligação com a cultura, para que esta seja reconhecida como objeto de relevância em todos os aspectos no qual está inserido o ser humano. A presença do homem e suas ações em grupo determinam a cultura de uma sociedade, que podem ser religiosas, grupais, morais e etc... Apesar de estarmos inseridos em diversas expressões culturais, não sabemos conscientemente, como pessoas normais, quais são, mas as representamos de acordo com a nossa sociedade (grupo).


Foi um momento único, que possibilitou o diálogo e mostrou a riqueza de nossa cidade através de participação dos representantes de vários segmentos de nossa cultura. Todas as questões levantadas, serão divulgadas no site da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, (www.sec.rj.gov.br) através dos relatórios e documentários elaborados pela equipe visitante.


É importante ressaltar a colaboração das Secretarias Municipais de Educação e Ação Social, Damadá Artes Gráficas, Teixeirão Comercial, Padaria Nolasco, Liseu Supermercados e Mercado Tabajara para a realização do evento, que contou também com a presença da Rádio Comunitária Com Paz, Equipe de Marketing da Fundação São José, Departamento de Comunicação Municipal, Diário do Noroeste, TV Itaperuna Canal 21, Rádio Light FM, Site Outra Revista e chamada na Inter TV, durante o primeiro telejornal do dia. O evento contou também com a participação da equipe do Museu Municipal de Carangola.


Além dos encontros culturais também são realizadas conferências regionais. A próxima Conferência Regional de Cultura será realizada no dia 11 de setembro, na cidade de Miracema. A Secretaria Municipal de Cultura conta com a participação de todos, uma vez que, o Encontro aqui em Itaperuna foi um sucesso de público e enriquecimento das discussões.


.

Nenhum comentário: