quarta-feira, 11 de novembro de 2009

LANÇAMENTO DA 2ª EDIÇÃO DO INVENTÁRIO DAS FAZENDAS DO VALE DO CAFÉ FLUMINENSE




Dina Lerner e Regina Pontin, do INEPAC e Marcelo Salim de Martino, coordenador do Inventário das Fazendas de Miracema.

Num fim de tarde alegre, foi lançada ontem no Rio de Janeiro a 2ª edição do "INVENTÁRIO DAS FAZENDAS DO VALE DO PARAÍBA FLUMINENSE". O evento aconteceu no Centro Cultural Light, onde além de um telão com imagens das fazendas foi apresentado um show com artistas do Teatro Municipal.

Nessa edição estão incluídas várias fazendas de municípios como Vassouras, Valença, Barra do Piraí e outras, incluindo 8 fazendas de Miracema. O trabalho de inventariação destas fazendas foi realizado por uma equipe de miracemenses: Marcelo Salim de Martino (coordenador), Vitor Caveari Lage (levantamento de campo e digitação), Jean Rabelo Ferreira (Auto Cad). A equipe contou com o apoio das miracemenses Lia Márcia de Paula Bruno e Vera Lúcia Gonçalves Mota.As fazendas miracemenses inventariadas são: Fazenda Boa Vista, Fazenda Cachoeira, Fazenda Liberdade, Fazenda Prosperidade, Fazenda Santa Cruz, Fazenda Santa Inês, Fazenda Santa Justa e Fazenda Serra Nova.


Flagrante da imagem da Fazenda Liberdade no telão.

Da região Noroeste Fluminense, além de Miracema, também foi inventariada uma fazenda de Natividade, denominada Ponte Alta, que fica na divisa desse município com o município de Itaperuna."INEPAC, Instituto LIGHT e Instituto Cidade Viva veem o presente Inventário como mais um passo para o enfrentamento da imensa tarefa requerida para apoiar a preservação do patrimônio representado pelas fazendas do Ciclo do Café: reafirma-se a necessidade de criação de incentivos de natureza econômica à preservação desse patrimônio, assim como a implementação de políticas públicas e iniciativas do setor privado voltadas para proteção e valorização deste acervo arquitetônico e do desenvolvimento socioeconômico da região.Este trabalho é um exemplo do que se pode construir através de uma parceria entre governo, iniciativa privada, e o terceiro setor. "



Plínio apresentado o livro aos presentes.

O proprietário da Fazenda Prosperidade, Sr. Plínio Bastos de Barros Neto, esteve no evento e se mostrou orgulhoso pelo resultado do trabalho. Algumas pessoas presentes destacaram a beleza da cidade de Miracema, que além de fazendas desfruta de um belo Centro Histórico.O arquiteto e ator miracemense Ricardo Tostes, Angeline Coimbra, Márcia e Chicralina Salim estiveram presentes no evento.

O resultado deste trabalho permitirá aos governos em todas as instâncias, pesquisadores, professores, alunos, moradores e aos profissionais de planejamento traçarem planos embasados de desenvolvimento e crescimento desta importante região do estado do Rio de Janeiro.

Enviada por Angeline do blog:

<blogovagalume@gmail.com>

.

Nenhum comentário: