quarta-feira, 4 de maio de 2011

Ler é bom, experimente!











Ler é bom, experimente!

O Colégio Estadual 10 de Maio através das turmas da Professora Elizabeth Vitória Rezende está participando do Projeto Ler é Bom, Experimente, iniciativa aplicada gratuitamente em escolas públicas com o objetivo principal de incentivar o hábito da leitura e estimular a criatividade dos jovens.

O projeto aprovado pelo Ministério da Cultura desde 2000, com o patrocínio da Companhia de Seguros Aliança do Brasil, pelo quarto ano consecutivo é desenvolvido com excelentes resultados em escolas estaduais e municipais em todo o Brasil.

Os alunos do nono ano do ensino fundamental e primeiro ano do ensino médio (turmas 902 ,903, 1005 ) estão lendo o livro de crônicas “Espiando o mundo pela fechadura” de Laé de Souza.

O colégio recebeu 76 livros, material didático (folhas pautadas para redação e questionários para aplicação do projeto em sala de aula) e manual do professor.

Após a leitura do livro e o desenvolvimento de várias atividades sugeridas, os alunos responderão questionário sobre a obra e desenvolverão textos baseados nas crônicas ou nos personagens. Os autores dos três melhores trabalhos receberão como prêmio outra obra de Laé de Souza e concorrerão a ter o seu texto no livro "As 50 melhores crônicas do Ler é Bom, Experimente!", que será lançado no final de 2011.

O escritor há 13 anos incentivando o Brasil a tornar-se um país de leitores, dispõe de um portal para a divulgação de vários projetos de leitura. Para conhecer melhor todas estas incríveis iniciativas, é só seguir o link: http://www.projetosdeleitura.com.br/

.

16 comentários:

Sandra Valeriote por e-mail disse...

Oi Beth, tudo bem?

Se puder, por favor, me envie alguma foto que se encontra em seu blog sobre esse projeto, para que eu possa publicar no meu blog, aumentando a divulgação ... Adorei!
Abraço.

Professor Zé Luiz por e-mail disse...

Parabéns, Beth! Precisamos de iniciativas como essa. Só quem sabe ler pode escrever, nãoé mesmo?! Um abraço, ZELUIZ

Claudete disse...

Gostei do Projeto, Beth
.

Beth Vitória disse...

O Projeto é matéria no Blog O Vagalume de Miracema, da amiga blogueira Angeline.

Link:

http://blogovagalume.blogspot.com/2011/05/ler-e-bom-experimente.html

Obrigada pelo incentivo!
Nossos alunos agradecem!

Beth

Isabela disse...

Que legal!
muito bom!

Beth Vitória disse...

Mais uma página virtual da região divulga o Projeto!

Desta vez é a página de Sandra Valeriote, de São José de Ubá!


http://saojosedeuba.blogspot.com/2011/05/projeto-ler-e-bom.html

Obrigada!

O incentivo de vocês é muito gratificante!

Beth

Nono ano disse...

Estamos também no Conexão Aluno!


Siga o link

http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/inter-mural.asp?Pagina=2

Carolina Jardim disse...

Prezada Elizabeth,



Seguem os links das notas divulgadas nos nossos portais sobre o projeto:



http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/ultimas_detalhe.asp?EditeCodigoDaPagina=6927

http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/noticias_detalhe.asp?EditeCodigoDaPagina=6926



Todo projeto, programa ou apresentação escolar para ser divulgada nos portais, pode ser enviada, com informações completas, diretamente para carolinajardim@educacao.rj.gov.br e liviadiniz@educacao.rj.gov.br.



Obrigada pelo contato!



Carolina Jardim

Projetos de Leitura disse...

Caravana da Leitura passa por cidades do interior de São Paulo


Neste mês de maio, de 23 a 27, o projeto literário Caravana da Leitura irá passar por cinco cidades do interior de São Paulo e disponibilizará livros para crianças, jovens e adultos pelo valor simbólico de R$1,00.

No trabalho que vem sendo desenvolvido em todo Brasil, a Caravana irá montar a sua “tenda” nas cidades de Porto Ferreira, Araraquara, Torrinha, São Pedro e Piracicaba. Em São Pedro, no dia 26, Laé de Souza, escritor e coordenador do projeto irá trazer uma grande novidade: o lançamento do seu livro infantil "Quinho e o seu cãozinho - Novos amigos". Na ocasião o autor estará presente durante o evento para conversar com os leitores e autografar suas obras.

Estímulo a Leitura
O objetivo do trabalho é incentivar o hábito da leitura e estimular a criação de novos agentes multiplicadores em defesa do livro e literatura. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Educação e Cultura dos municípios envolvidos, apoio do Ministério da Cultura e patrocínio da ZF do Brasil.
Para realização das atividades a Caravana da Leitura atua com uma equipe multidisciplinar em sua tenda, que além de apresentar as obras para todos os interessados, distribui material informativo das atividades do Grupo Projetos de Leitura.

O projeto reúne uma grande variedade de obras literárias do escritor Laé de Souza, que apresenta histórias do cotidiano, em uma linguagem bem-humorada e pontuada por reflexões, dirigidas ao público infantil, juvenil e adulto.

Para Laé de Souza, coordenador do projeto, a leitura tem um papel decisivo na formação de cidadãos. “A fim de implementar e difundir o hábito de leitura de forma dinâmica, nós temos levado livros a várias regiões do país. A Caravana da Leitura atua fortemente no processo de formação de leitores, além de promover democratização da leitura para população, pelo fato de oferecer obras a preços simbólicos, facilitando o acesso”, destaca o autor.

Sobre a Caravana da Leitura
Aplicado desde 2004, em parceria com as Secretarias de Educação e de Cultura dos municípios e apoio do Ministério da Cultura, o projeto conta com o patrocínio da ZF do Brasil e envolvimento de professores. Em 2011 a Caravana da Leitura deverá passar por mais de 50 cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia com previsão de distribuição de cerca de 120 mil livros.

Interessados podem conhecer outros projetos de incentivo à leitura, de Laé de Souza e o roteiro da Caravana da Leitura, em "Agenda", no site www.projetosdeleitura.com.br

Turma 1005 disse...

01)Karolyne L.de Souza-Quando nós praticamos a leitura,automaticamente a nossa escrita é perfeita.Através da leitura nós sabemos exatamente do que se trata o assunto.
Ficamos ligados com as novidades e as notícias do mundo todo.Ler também é um exercício,nós exercitamos a nossa mente e a nossa sabedoria.Com a leitura descobrimos novos mundos,novas palavras e aperfeiçoamos o nosso conhecimento e a nossa leitura.

02)Saulo-Ler é bom,pois a leitura nos leva a lugares,que com a realidade não iríamos.
A leitura nos faz viajar através do tempo.

03)Bruno José-É bom ler pois a leitura nos leva ao conhecimento,a leitura é a base de tudo ,a ler é bom e nós temos que praticar.

Ler é bom.... disse...

Bruno Alves e Giovanni-Para sabermos interpretar várias situações e melhorarmos a nossa escrita.

Geane Carla,Isabela,Luis Henrique,Jhonathan e Diego-A leitura nos ajuda a melhorar a escrita,nos ajuda a adquirirmos conhecimentos e melhora a educação.

Adriane Soares e Stella Silva-Porque com a leitura ficamos mais informados e adquirimos mais conhecimentos.

Jefferson Ferreira Vargas-Ler é uma intuição que poucos brasileiros praticam,mas há os que realmente gostam de leitura,pois ela nos ajuda a desenvolver a fala e descobrir coisas incríveis em livros,jornais e revistas.

Luis Carlos-Temos que nos acostumar com a leitura,ela nos faz melhorar o raciocínio.

Júlia Diniz Gazal- Para aprender e se situar na sociedade.

Ingrid Rangel-Através da leitura ficaremos por dentro de tudo e de todas as novidades.

Sávio M.Ramos Silva-Por que ajuda as pessoas a descobrir nosso mundo,a enxergar novos horizontes da vida e abre novas portas para um mundo melhor.

José Guilherme-O bom de ler um livro é que você sabe o que o autor quis dizer para saber o intuito do que ele esta falando no livro.

Matheus da Rocha-Porque hoje em dia muitas coisas são escritas,e se não soubermos fica difícil de nos transportamos de um lugar para o outro,difícil e até para comprar algumas coisas.E também é importante para adquirirmos culturas.

Turma 1005 disse...

Flávio de Paula-O bom de ler um livro é você entrar na história que você está lendo.Você aprende palavras novas e ler também é cultura.O livro é um meio de comunicação entre o escritor e o leitor,o escritor tenta passar a história dele para você.

15)José Luis-Quando sabemos ler,sabemos escrever e estamos estudando,adquirindo conhecimentos para a nossa vida.

16)Jéssica Avelino-Ler tinha que ser lei,porque é muito bom,nos dá um diálogo melhor,nos dá um impulso e melhora a sua escrita.

17)Gabriel-Por que estimula o pensamento.

18)Ingridy e Felipe-Por que com a leitura descobrimos novos horizontes e ocupa o nosso tempo com coisas boas.

19)Érika Vargas e Mateus Zanon-Por que é um modo de aprendizagem e nos ajuda a melhorar a leitura e a escrita.

20)Shamylle Onofre-Por que além de nos dá privilégios nos faz sentir bem e se identificar com a história.

21)Júnia,Rhamon e Robson-Melhora nosso conhecimento,nos dá sabedoria,inteligência e ajuda melhorar a escrita e a fala.

22)Rafaela Vieira e Alberto-Por que descobrimos novos horizontes,mais aventuras e a pessoa lendo pode viajar sem sair do seu quarto e também melhora a gramática.

23)Cássia,Gleidson e Maria Aparecida e Vinícios-Por que desenvolve a mente,aprende novas coisas,sua mente se desenvolve faz a mente trabalhar.

24)Karoline Lima,Thyná e Nathália Maria-Pois a leitura te ajuda a viajar em um mundo que você queria que existisse e te ajudam a desenvolver o aprendizado.

25)Luan Siqueira ,Lucas Vieira e Kunnidy Pires-Ler é bom porque relaxa e nos faz se sentir bem.

26)Daniel e Suyanne-Porque nossa mente melhora e temos mais conhecimentos.

27)Kimberlly-Porque é bom para a mente e para o celebro.

28)Caíque-Porque nós aprendemos muitas coisas legais,diferentes e aprendemos a escrever melhor a ler melhor.Quanto mais nós lemos mais nós saberemos.

29)Evelyn e Vanderlei-Por que exercita melhor nossa mente e assim outras coisas.

30)Elisandra-Porque nós aprendemos muito mais e através da leitura podemos chegar a lugares nunca imaginados.

31)Larissa e Kíssila-Porque nos ajuda na pratica da leitura e da escrita.

32)Maria Paula-Porque expande nossa mente,assim fazendo pensar coisas positivas.

33)Hyago e Dércio-Pois nós conhecemos novas palavras e adquirimos mais aprendizagem.

34)Claudene-Melhora o nosso conhecimento e ajuda a desenvolver nossa capacidade de imaginar.

35)Mauro Junior-Pois nos faz aprender palavras novas e é bom pra ler quando não tem nada pra fazer.

36)Naira Aparecida-Aprende coisas novas e interesantes ler é divertido.

37)Carla e Roberta-É muito bom ler,faz a gente imaginar,aprender coisas novas e viajar nas histórias.

38)Jéssica,Ana Paula,Wellisson,Rayanne e Patrícia-Por que ajuda a evoluir,a desenvolver a mente,a pensar melhor a adquirir novos conhecimentos.

39)João Victor e Thaís Ressanha-Lendo você sai do seu cotidiano e vai para lugares distantes e diferentes.

40)Wilson-Pois através da leitura podemos expandir nosso conhecimento e usar as palavras de forma educada e correta em nosso dia-a –dia.

41)Ingredy-Para ficarmos evoluídos.

42)Nicolas-Por que ajuda a escrever e porque minha professora obriga.

43)Thaís Regina-Porque com a leitura aprendemos coisas novas e conhecemos lugares novos.

44)Fernanda-Porque é importante par as pessoas aprenderem mais coisas.

Beth disse...

Valeu Galerinha do nono ano do Fundamental e primeiro ano do
Ensino Médio!!!!!

Projeto de Leitura disse...

Boa-tarde Elizabeth.

Agradecemos a confirmação do recebimento do material e desejamos sucesso no desenvolvimento.


Sabrina
Projetos de Leitura
(11) 2743-9491

Paulo Pedro disse...

Gostei da iniciativa. Gostaria que conhecesse o trabalhao que venho desenvolvendo nas escolas tambémm, sempre incentivando o prazer pela leitura. Se tiver um tempo visite www.aventurasdepaulopedro.blogspot.com. Meu e-mail é otacilio33@hotmail.com ou otaciliopoeta@hotmail.com.
Abraços... Otacílio

Beth disse...

Concurso dos projetos de leitura nas escolas vai até o dia 30 de julho


Os alunos participantes dos projetos "Ler é Bom, Experimente!", "Minha Escola Lê" e "Lendo na Escola" poderão ter os seus textos escolhidos para compor uma coletânea que será editada com as melhores crônicas escritas pelos estudantes.

Participarão do processo de seleção os textos indicados pelos professores e que forem enviados ao "Projetos de Leitura" até o dia 30 de julho de 2011.

O livro com as melhores crônicas dos estudantes participantes dos projetos de leitura, tem o lançamento previsto para outubro de 2011.

Prepare-se para essa grande festa e incentive os seus alunos a participar desse trabalho que tem como objetivo criar o envolvimento com a leitura e escrita, estimular a articulação textual, desenvolver o senso crítico, descobrir novos talentos literários e resgatar a autoestima dos alunos da Rede Pública de Ensino.

Para que o aluno concorra a participação na obra é necessário que a escola esteja participando de um dos projetos: "Ler é Bom, Experimente!", "Minha Escola Lê" ou "Lendo na Escola", e que o professor envie ao “Projetos de Leitura” o texto selecionado, de sua classe, até o dia 30 de julho de 2011.

Informações:
Projetos de Leitura (11) 2743-9491 - 2743-8400
www.projetosdeleitura.com.br