quarta-feira, 18 de maio de 2011

AVAI!... Quer Saber?...




Logomarca da Associação AVAI contém o mapa de Itaperuna






AVAI!... QUER SABER?....


Precisa-se Saber!....

Por que o trânsito em Itaperuna, este cada vez mais caótico, e as autoridades nada fazem? Os itaperunenses nada sabem sobre possíveis soluções para a crítica situação em que se encontra o nosso trânsito, vamos alertar aos que não estão ligados, que o número de veículos triplicou na última década. Seria tão difícil?... com os R$ 7.762.296,55, destinados à Secretaria de Transporte para 2011, transformar uma parcela de toda esta grana, em engenharia de trânsito, com pequenas obras e atitudes, ter a competência de terceirizar a incompetência da administração pública, para que nossa cidade possa acompanhar o desenvolvimento econômico da nação, sem pagar este preço de assistir à distância, o que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Parece que não basta termos a nossa principal avenida, a Cardoso Moreira, que na verdade deveria se chamar BR 356, servindo de corredor para todo o trânsito viário, leste x oeste, da região.

Por que não ter atitudes mais inteligentes, sem a retórica na indústria da multa, tornando o centro de Itaperuna uma praça de estacionamento rotativo, para servir ao comércio em geral, estendendo gradativamente para os bairros?

Que impede de criarmos outras opções para atravessarmos a cidade, sem ter que passar por uma única via que nas enchentes ficam interrompidas? Seria para facilitar as “blitz” rodoviárias e tornar mais fácil a fiscalização no trânsito? Seria inaceitável tal justificativa.

Transitar de bicicleta em Itaperuna em dias normais, é uma aventura radical, passível de todo tipo de riscos. Por que não fazermos pequenas obras que facilitem o uso deste meio de transporte? O que inclusive não só contribuiria para desafogar o trânsito de veículos, estimulando ainda a prática saudável, no uso do ciclo viário.

Por que a sinalização em Itaperuna é tão precária? É muito comum se ver transeuntes perdidos, por pura falta de orientações básicas de trânsito e consequentemente cometendo imprudências nas “BRs” do centro da cidade.

AVAI - Associação de Voluntários Amigos de Itaperuna




Amigos AVAI,

Ontem 17/05, tivemos uma nova reunião proficua da AVAI, onde foi discutido e aprovado, os seguintes assuntos, criação de Email AVAI (que segue abaixo), logotipo (que está no topo da postagem), texto para divulgação e outros assuntos foram discutidos, possibilidade de elaboração de projetos culturais, ex: Curso de Elaboração de Projetos.

Agora sim, para divulgação pelos amigos AVAI.

Enviem suas sugestões para o e-mail:
avaiitaperuna@hotmail.com


Amigo Avai.


.

Um comentário:

Pedro Paulo por e-mail disse...

Olá a todos, conterrâneos e concidadãos!
Este é o primeiro número do nosso editorial. Nós somos a AVAÍ - Associação de voluntários e amigos de Itaperuna, e o nosso propósito de chegar até você é pensar o nosso município, estudar a nossa cartilha social, qual seja: o be a bá, o mínimo necessário para que deixemos de fazer acusações infundadas, ou desnecessárias, ou levianas, sem o devido conhecimento de causa. Sabemos que, desse modo, ao invés de contribuir só estamos desestimulando os nossos agentes sociais, as nossas autoridades no cumprimento do seu dever. Em contrapartida já não podemos mais compactuar com os desmandos, com a desordem ou com o mau uso do suor do nosso rosto, que ¬¬¬- diga-se de passagem - mamãe beijou! Ou seja, uma parcela expressiva do nosso salário que é descontada na fonte (nem passa pelas nossas mãos) mensalmente para os cofres do governo. Ou outros tantos que pagamos sem perceber quando compramos o nosso feijão com farinha. Com isso quero dizer a todos que se insistirmos em continuar sendo irresponsáveis socialmente, sempre haverá de surgir os malfeitores ou os maus gestores do nosso dinheiro. Portanto, se a rua em que "eu pego o meu ônibus" está cheia de buracos, e está a culpa é nossa. Se os valões estão assoreados, e estão a culpa é nossa! Se há mais de vinte anos escuto falar do anel viário e ele continua sendo apenas uma fantasia, pois a realidade é bem outra, a culpa é nossa! Sem falar nas pequenas coisas cotidianas, nas funções secundárias e terciárias, mas que são tão importantes quanto qualquer outra. Sabemos que tem muita gente boa que tá cansada, que tá doendo, que tá sofrendo, e em alguns já não resta mesmo qualquer esperança. Mais voltamos a insistir, não estamos sozinhos; e os nossos filhos, e os nossos netos, qual será a herança social que deixaremos pra eles? Se há ainda mais alguém indignado, acreditando que a união faz a força e que a consciência faz a diferença, venha fazer parte da AVAÍ. Você é nosso convidado.
Por Pedro Paulo de Souza