domingo, 16 de janeiro de 2011

Claúdio Cerqueira Bastos : 1919/2011




Faleceu hoje, 16 de janeiro de 2011, às 11h30min no Hospital São José do Avaí, o prefeito de Itaperuna Cláudio Cerqueira Bastos, o popular Claudão. O corpo do prefeito está sendo velado no Itaperuna Tênis Clube (ITC) e será enterrado amanhã, 17 de janeiro, às 10h no distrito de Comendador Venâncio, sua terra natal.Claudão estava internado desde o dia 28 de dezembro de 2010 tratando de uma pneumonia.

Cláudio Cerqueira Bastos, um dos maiores líderes de Itaperuna, completaria 92 anos no próximo dia 24 de janeiro.



Homem de espirito empreendedor, dedicando especialmente interesse na preservação e instalação das melhorias no município, destacou-se prestando relevantes serviços à comunidade deixando claro seu ideal de trabalho e sua persistência frente aos obstáculos. Mesmo antes de se tornar prefeito desta cidade demonstrou grande liderança natural conseguindo ajuda da comunidade em várias realizações como: a construção do Cristo Redentor; a arquibancada do Estádio Porto Alegre; o ginásio de desportos da Associação Atlética Banco Brasil; a criação da Sociedade Musical Itaperunense; Construção do Clube Recreativo Renascença, etc.

Depois de tanto esforço e contribuições prestadas à cidade de Itaperuna ele pôde ver coroada de êxito a sua candidatura, tomando posse em 21 de janeiro de 1983 como prefeito. Em menos de dois anos de mandato foi possível perceber que continuara perseverante nos mesmos ideais que havia demonstrado anteriormente, realizando várias obras como: construção de rede de esgoto em vários bairros; calçamento da Avenida Presidente Kennedy; instalação de uma ponte em Comendador Venâncio e Retiro do Muriaé; construção de duas escolas, uma no Horto Florestal e outra no bairro São Mateus; retificação do calçamento de várias partes da cidade, canalização do valão que acmpanha a Presidente Dutra; arborização e embelezamento da Avenida Cardoso Moreira e Zulamith Bittencourt com Jardins e estacionamentos.

O nosso prefeito Cláudio Cerqueira Bastos, além de embelezar o Centro da cidade o transformou em um lugar humanizado e agradável, modificando os hábitos da população, retirando as pessoas de suas casas para sentirem o sol da manhã e o frescor das tardes e noites passeando pela praça ajardinada.É como se a cidade tivesse renascido, transpirando vida através das flores, das crianças, dos jovens e dos idosos que por ali sempre ficam a andar. (Trechos retirados do livro da autora Dulce Diniz).

Apesar de todos esses feitos, continuou sendo um homem simples; “homem do povo”, E Este homem que tanto fez pela cidade de Itaperuna, deverá ser sempre amado e respeitado pelo povo Itaperunense.

Itaperuna, 05 de janeiro de 2011

Familia Fontes.

.

3 comentários:

Miltom Ferroviário disse...

BETH, VIAJEI SÁBADO E CHEGUEI NESTA SEGUNDA POR VOLTA DE 17 HORAS. NO CAMINHO DE VOLTA DA VIAGEM, RECEBI TELEFONEMA DO FERNANDO SOBRE O FALECIMENTO DO PREFEITO CLÁUDIO.

ENVIO ATRAVÉS DESTE, MEUS SINCEROS SENTIMENTOS, DESEJANDO QUE A FAMILIA DO MESMO SEJA CONFORTADA, LAMENTO MUITO, REALMENTE É UMA PERDA MUITO GRANDE, MAS NÃO PODEMOS QUESTIONAR AQUILO QUE DEUS QUER QUE ACONTEÇA. ELE REALMENTE SABE O QUE FAZ.

DÊ UM ABRAÇO EM TODOS, PRINCIPALMENTE NA FILHA DO AMIGO "CLAUDÃO" (COMUNIQUE A ELA A MINHA GRANDE TRISTEZA). COLOCAREI NA CELEBRAÇÃO DE SÁBADO VINDOURO, UMA INTENÇÃO POR SUA ALMA.

QUE DEUS SEJA SEMPRE LOUVADO

FIQUEM TODOS COM DEUS!

MILTON

.

Circuito Ferroviário Vale Verde disse...

CIRCUITO FERROVIÁRIO VALE VERDE
CFVV – Sul de Minas
Ofício nº. 003/2011/Diretoria CFVV Lavras (MG), 16 de Janeiro de 2011

NOTA DE PESAR
É com muita tristeza e pesar que em nome do CFVV - Circuito Ferroviário Vale Verde,
transmito aos familiares Sra. Maria José Machado, filhos e amigos do prefeito, nosso imenso pesar! Claudão como era conhecido, era para nós um incentivador constante da luta pela preservação e pela revitalização ferroviária. Amante da ferrovia e apaixonado por trens, ele deixa uma lição de vida e de determinação! De maneira que foi para nós um grande orgulho, mesmo não tendo conhecido pessoalmente o Prefeito e ferroviário aposentado, portanto preservacionista por experiência, vontade e por convicção. De nossa parte faremos com empenho e respeito a memória deste ferroviário que sonhava com a volta do trem e que determinado a isto, deu os primeiros passos para que possamos torná-lo possível.
É por estas e outras tantas razões que encheriam páginas de tanto ouvir falar de seus feitos, que o CFVV na pessoa de seu presidente César Mori Junior, transmite seu grande pesar pelo falecimento deste grande homem Cláudio Cerqueira Bastos, Prefeito de Itaperuna.

Saudações ferroviaristas do CFVV
Atenciosamente:
César Mori Junior
Presidente do CFVV
Presidente da AFPF
CFVV – Sul de Minas – Brasil / cfvv.suldeminas@gmail.com / (35)9826-2536 – (35)3822-3051
Rua Melo Viana 51- ap/201- Centro, Lavras – MG. CEP: 37.200-000

Anônimo disse...

Cláudio Cerqueira Bastos nasceu em Comendador Venâncio, distrito de Itaperuna, em 24 de janeiro de 1919, filho de José Zacarias Cerqueira Garcia e Olga Cerqueira Bastos;
O pai, José Zacarias, foi comerciante de vários ramos, tais como açougue, padaria e hotel.
D. Olga era a companhia de todas as atividades profissionais e ainda administrava a casa e cuidava dos filhos. Era uma vida difícil e toda família se reunia para trabalhar. Os pais de Cláudio Cerqueira Bastos nunca se envolveram em política, mas certamente a veia política flui incessantemente em várias gerações que os antecederam. Seu tio, Nicolau Bastos Filho foi Deputado Estadual pelo PSD. Seu primo, Bruno Cerqueira Silveira, foi Prefeito de Itaperuna pelo MDB. A família era composta além de Claudão: Maria da Glória (professora), José Mário (comerciante), Ondina Conceição (comerciante), Roberto (fiscal de rendas), Sebastião (motorista) de todos os irmãos a única viva é D. Ondina que mora em Manhuaçu-MG.
Claudio Cerqueira Bastos começou a trabalhar ainda cedo. Dos 12 aos 15 anos trabalhou com o pai na padaria. A partir daí trabalhou como auxiliar de farmácia, depois como vendedor em loja, mais tarde ingressou como funcionário na Estrada de Ferro Leopoldina e finalmente em 02/05/1944 ingressou no Banco do Brasil e lá construiu uma brilhante carreira. Foram 35 anos de total dedicação e até o final de sua vida carregou consigo esse vínculo com os amigos e funcionários do Banco do Brasil.
Claudio Cerqueira Bastos foi por três vezes prefeito de Itaperuna deixando obras importantes e que sempre serão reconhecidas pelos moradores do município como: a Avenida Cardoso Moreira com o seu longo jardim, o acesso pelo corte de pedra na General Osório, a ponte do Claudão que liga o Centro ao Fiteiro, o Cristo Redentor de Itaperuna, o Clube Renascença, a AABB, a Avenida Presidente Dutra e a instituição da Sociedade Musical Itaperunense entre outras.
Claudio Cerqueira Bastos deixa esposa, Dona Zezé e três filhos: Claudio Filho, Claudete e Claudia e vários netos e um bisneto.

Portal Click