domingo, 2 de janeiro de 2011

Guzerá 5B - Faça um Up Grade no seu gado.






GUZERÁ
Faça um “upgrade” no seu gado.


Guzerá esta raça dá lucro. Se você objetiva carne a solução é Guzerá, se você objetiva leite o Guzerá produz, por isso o Guzerá é de dupla aptidão. Importado da Índia no século IXX, por volta de 1870, essa raça se adaptou facilmente ao Brasil. Pela sua pureza racial, o guzerá possibilita o melhoramento genético das demais raças, gerando heterose (vigor híbrido) em qualquer cruzamento.

Em Laje do Muriaé a marca 5B do criador Walter Rocha Pereira, filiado a ACGB (Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil) e ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), está se destacando no cenário nacional através do trabalho realizado em seu rebanho, participante do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos da ABCZ, em parceria com a EMBRAPA, através do controle leiteiro e ponderal oficial.

Em 2002, o Waltinho, como é conhecido em Laje, começou seu criatório na fazenda Cinco Barras estimulado pelo seu grande amigo itaperunense o Zé do Avelino e orientado por seu pai, o Woninho, ambos não mais entre nós.

Adquirindo animais da conhecida linhagem leiteira JA e posteriormente de outras linhagens representativas para a seleção de dupla aptidão, vem multiplicando e melhorando sua genética utilizando as modernas técnicas de reprodução:

· FIV (Fertilização In Vitro)
· TE (Transferência de Embrião)

No ano de 2010 o Guzerá 5B marcou presença nos seguintes eventos:

Na 41ª ExpoAgro de Governador Valadares - MG, de 09 a 18 de julho de 2010, teve Fada Boa Lembrança classificada como Reservada Campeã na categoria Vaca Jovem com a média diária de 15,660 kg de leite. A mesma vaca em “Julgamento de Pista Guzerá Leiteiro” foi classificada como Reservada Campeã na categoria Vaca Jovem.

Na Exposição de Muriaé – MG, de 02 a 07 de setembro de 2010, no primeiro torneio leiteiro de Muriaé, oficializado pela ABCZ, na categoria Vaca Jovem, Fada Boa Lembrança ficou classificada como Reservada Campeã com 15,64 kg/dia.

Na Feileite 2010, em São Paulo, de 09 a 12 de novembro de 2010, o selecionador Walter Rocha Pereira teve a vaca Vidraça classificada no 7º prêmio com 21,620 kg de média na categoria Vaca Adulta. No resultado do Julgamento na categoria Junior Menor teve seus dois tourinhos premiados “Davi como Campeão e Figurino como Reservado Campeão”.

A vaca Donzela, maravilhosa filha do grande raçador Cabul III S em vaca fechada Peixe Branco, linda e carcaçuda que produziu na primeira lactação 22,507 Kg de leite/dia,a mais bela vaca arrematada no PRIMEIRO LEILÃO GUZERÁ SULA pelo Guzerá Peixe Branco, está para ser aferida e aspirada em sua fazenda, fruto de uma grande parceria.

Walter tem feito em sua fazenda um processo seletivo para que seu rebanho seja uma ferramenta de produtividade com muita ciência, sem mágica, mas que tenha um valor genético de qualidade superior






Onde fica a
Fazenda Alvorada da Cinco Barras:
Laje do Muriaé - RJ



Clique nas fotos para ampliar.





.

Nenhum comentário: