domingo, 30 de janeiro de 2011

5° Encontro de Folias de Reis de Itaperuna




A nova Diretoria da Verde Rosa da Escola de Samba Mocidade da Vinhosa, sob a Presidência de Neyvaldo Rodriguez, a agremiação carnavalesca em homenagem a São Sebastião, padroeiro da Quadra, presenteou a cidade no último dia 20 de janeiro com o 5° Encontro de Folias de Reis de Itaperuna.

Festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, ainda hoje mantém-se vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país. E em Itaperuna, graças ao empenho de pessoas simples, verdadeiras famílias, que amam o que fazem, as tradicionais Folias de Reis, apesar de quase nenhuma infraestrutura, continuam sendo mantidas.

Iniciativas como esse Encontro são fundamentais, pois estas agremiações folclóricas tão valiosas precisam do apoio, precisam de incentivo.

Pela quadra lotada passaram 05 folias de Reis de Itaperuna entre elas: Folia de Reis do Sagrado Coração de Jesus, Folia Estrela D’alva, Folia de Reis Estrela Guia, Folia de Reis Nossa Senhora de Lourdes, Folia de Reis Velhos Amigos.

Além dos músicos instrumentistas e cantores, se compunham também de dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas devidamente caracterizadas segundo as lendas e tradições locais. Todos sob a liderança do Capitão da Folia e seguiram com reverência os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural. O maior homenageado da noite foi São Sebastião, outros surgiram de maneira espontânea, entre eles, Cláudio Cerqueira Bastos, um declarado incentivador e fã das Folias de Reis, falecido poucos dias antes, como também outros apoiadores. E também aconteceu a entrega de troféus a todas as folias participantes.

Esta época do ano é sagrada para as Folias de Reis, até o carnaval Itaperuna ganhará vários “Remates de Folias”, que a medida do possível serão divulgados aqui no Outra Revista

Nenhum comentário: