quarta-feira, 21 de julho de 2010

Comemora-se hoje Dia Internacional da Amizade 20/07




"Comemora-se hoje, 20 de Julho, o Dia Internacional da Amizade ou do Amigo, fruto da iniciativa aguerrida do argentino Enrique Ernesto Febbraro, dentista, professor e músico, que levou décadas para alcançar o seu objectivo.

Reza a história que logo depois de terminada a II Guerra Mundial, em 1945, Febbraro tentou estabelecer com Organização das Nações Unidas (ONU) a criação de um dia dedicado à amizade.

No entanto, a origem do Dia Internacional da Amizade é controversa, isto é, ninguém sabe ao certo como foi que surgiu a ideia de se criar um dia especialmente dedicado aos amigos.

Segundo histórias contadas, esse dentista, entusiasmado com a corrida espacial que estava a todo vapor na década de 60, decidiu prestar uma homenagem a toda a humanidade pelos seus esforços em estabelecer vínculos para além do planeta Terra.

Durante um ano, Febbaro teria divulgado o seguinte lema: Meu amigo é meu mestre, meu discípulo é meu companheiro".

Algum tempo depois, com a chegada do homem à Lua, em 20 de Julho de 1969, ele escolheu esta data para fazer uma festa dedicada à amizade.

A história diz ainda que a comemoração tornou-se oficial em Buenos Aires, capital da Argentina, em 1979, e, com o tempo, acabou sendo adoptada em outras partes do mundo.

A célebre frase do astronauta norte-americano Neil Armstrong: "um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a humanidade", foi interpretada, assim como a busca por um mundo sem fronteiras, onde a união dos povos, independente de raças, ideologias ou religiões, seria fundamental para a conquista dos objectivos.

Com muita insistência, Febbraro conseguiu que, primeiro a Argentina (em 1979) e depois a ONU (em 1985), reconhecessem a data em seus respectivos calendários. A conquista do professor argentino lhe rendeu indicações ao Prêmio Nobel da Paz.

No mundo, porém, mais 100 países já abraçaram a ideia e seus povos comemoram o Dia Internacional da Amizade na mesma data, 20 de Julho.

Assim como todas as datas especiais merecem comemorações, com o Dia da Amizade não poderia ser diferente.

A amizade é muito importante, pois nos momentos mais difíceis são os amigos que nos ajudam. Muitas vezes estamos longe dos parentes e precisamos contar com os amigos que conquistamos."
Fonte: http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/sociedade/2010/6/29/Comemora-hoje-Dia-Internacional-Amizade,3c8ef449-50de-4c40-b969-8cdd78ee9059.html

Nesta data, também devemos nos lembrar dos "inimigos", pois estes representam para nós, o fracasso do nosso ideal de amigo. Se assim não fosse, seriam indeferentes para nós!!!
Sendo assim, agradeço aos meus amigos o presente de suas amizades e aos inimigos, desejo vida longa, para que um dia consiga aceitá-los com suas diferenças!!!!

Fonte: http://sylviamara.blogspot.com//

.

Nenhum comentário: