sábado, 12 de dezembro de 2009

Salão do Livro 2009





3º Salão do Livro das Escolas Estaduais

Professores de Itaperuna e região visitaram o 3º Salão do Livro das Escolas Estaduais, que aconteceu esta semana no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova. O evento contou com a presença do governador Sérgio Cabral e a secretária de Estado de Educação, Tereza Porto.
Até o último dia 10, cerca de seis mil pessoas, entre diretores, professores e alunos do Ensino Normal, tiveram a oportunidade de percorrer 130 estandes de editoras e fazer a seleção entre os 5.700 títulos de literatura e ficção. A Secretaria de Educação vai repassar a verba, que varia de R$ 2 mil a R$ 9.500, de acordo com as obras selecionadas e observando o limite disponibilizado para cada escola

Os objetivos do Salão do Livro: desenvolver o gosto pela literatura e dar suporte à formação docente e ao trabalho pedagógico - visando estimular ações promotoras de leitura desenvolvidas por alunos, professores, animadores culturais, coordenadores pedagógicos, gestores e demais membros das unidades escolares da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Dessa forma, a verba de cada escola deverá ser utilizada exclusivamente nos títulos expostos nos estandes, sendo vedadas as aquisições de obras em situações externas ao evento. Indica-se a escolha de títulos de literatura, que permitam à comunidade escolar ampliar as possibilidades de acesso ao patrimônio cultural, fomentando políticas de leitura e formação do leitor. Para garantir o uso desses livros, diretores e professores devem escolher os exemplares cientes de que o prazer e o hábito pela leitura devem ser estimulados na comunidade escolar.

No estande da SEEDUC, muitas atividades interessantes todos os dias:
Palestra: A Biblioteca Viva e a Seleção e o Envolvimento nas Histórias com a Profª Marta Martins. O ator Gustavo Ottoni apresentou a versão adaptada para teatro do conto machadiano, “O Alienista” em que interpreta sozinho cerca de 15 personagens. Antônio Torres, da Casa do Saber, autor de 11 romances, abriu sua palestra com o “Dia da Criação”, de Vinícius de Moraes. Cristina Oldemburg (Instituto Oldemburg de desenvolvimento) Palestra: Salas de leituras e Henrique Rodrigues – Palestra Pinakotheke - A escrita das imagens: Diálogos entre literatura e arte.Charles Feitosa (Casa do Saber) - Palestra: “A arte de ensinar com arte”

Apesar do período tumultuado devido o fechamento do ano letivo os professores venceram o cansaço da viagem e escolheram atentamente os livros que irão enriquecer as bibliotecas das escolas estaduais a partir de janeiro de 2010.
.

Outra Revista.

Nenhum comentário: