domingo, 2 de agosto de 2009

Ouro Preto... Inesquecível!!!


Ouro Preto é uma das mais importantes cidades históricas do Brasil. Com seu conjunto urbano barroco conservado como no século XVIII, a cidade exibe entre suas ruas estreitas e ladeiras tortuosas, magníficos exemplares da arquitetura religiosa e civil. Muitas de suas igrejas apresentam obras de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e uma delas – a igreja de São Francisco de Assis – foi também projetada pelo artista, que nasceu e morreu em Ouro Preto. Sede do mais importante movimento político pela independência do Brasil – a Inconfidência Mineira, de 1789 –, a ex-Vila Rica não se restringe, em importância, aos aspectos históricos e artísticos.
Tive o prazer de conhecer este espetáculo de cidade há algum tempo numa excursão com alunos e professores do Colégio Estadual 10 de Maio. Foi um passeio inesquecível ... emocionante comungar com toda aquela beleza ...verdadeiro patrimônio! Voltar a Ouro Preto é um dos meus sonhos mais queridos. Afinal conhecer uma cidade com a riqueza arquitetônica e cultural como Ouro Preto é um presente precioso que a vida nos reserva!!!
Navegando pela internet a procura de aprender mais e mais sobre Ouro preto encontrei muita coisa interessante e até uma comunidade no Orkut na qual prontamente me inscrevi. É do blog da Comunidade ”Eu amo Ouro Preto” (http://comunidadeeuamoouropreto.blogspot.com) que retirei o texto abaixo:

Ouro Preto tem muitas janelas,
Cada uma tem sua magia,
De umas se avistam as ruas,
De outras as montanhas,
Das mais altas vê-se a cidade,
A de pouco altura da rua vê-se a sala,
Privilégio poucas tem,
De ver Ouro Preto, Antônio Dias,
Ladeira de Santa Efigênia,
A fachada de São Francisco de Assis,
Seu adro e as torres,
Sorte terá,
Quem nela ficar,
Além de dormir,
Acordar e respirar,
E dessa janela, avistar,
O que de mais belo fez,
Aleijadinho, neste lugar.

(Postado pela Vitória na Comunidade)

Outra Revista/ Beth Vitória Rezende
-

Nenhum comentário: