terça-feira, 4 de agosto de 2009

Escola tem História - CAE- Julho 2009


Escola Municipal Nossa Senhora das Graças
Educação de qualidade e igualdade para todos

A Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, uma escola gerida pelo poder público municipal, localizada inicialmente na Rua José da Silveira Goulart 34 no bairro Governador Roberto Silveira em Itaperuna – RJ. Foi criada pela resolução 841 de 23/01/63, na localidade denominada Bananal, na zona rural.

Em princípio, o funcionamento da escola se dava em salas de aula cedidas. A partir de 1984, passou a funcionar em prédio que possuía 4 salas de aula e um total de 120 alunos.
Por ser uma escola municipal, era pouco conhecida pela comunidade, mas os profissionais que nela ingressaram imbuídos de muito entusiasmo, comprometidos com uma pedagogia renovada e defensores do princípio “Educação de qualidade e igualdade para todos”, foram realizando ao longo desses anos um processo educacional envolvendo trabalho e participação de toda a comunidade escolar.

Todo o trabalho realizado num sistema participativo tende a funcionar melhor e a prova disto é o resultado que temos obtido ao final de cada um dos últimos 10 anos, quando essa escola teve um crescimento considerável de 800% em sua matrícula, obrigando-nos a transformar algumas dependências – refeitório, sala de leitura, pátio – em salas de aula para atendermos a demanda.
Hoje, situada na Rua Aluisio Dias Moreira, 320 – bairro Presidente Costa e Silva, em prédio novo e moderno, e não muito distante da escola antiga – temos a certeza que a semente do entusiasmo, que foi lançada em terreno fértil, tem conseguido sustentar galhos frondosos – profissionais que continuam comprometidos – e frutos saudáveis – alunos, verdadeiros cidadãos ativos na sociedade.

A atual estrutura administrativo-pedagógica da escola é composta pela diretora geral Eliane Isabel de Oliveira, das diretoras adjuntas Mônica Aparecida Pinheiro e Neuzi de Souza Guimarães, da secretária Hortência Livani Bastos Guerra Boechat , das orientadoras pedagógicas Cristina Fernandes Araújo, Lívia Carla Almeida J. da Costa e Luiza Dias da Silva Faria, além do corpo docente que fazem dessa escola um marco no ensino de nossa cidade.

Fonte: Revista Canal da Cultura/ CAE- Ano 1- N° 3 - JULHO 2009
Fique ligado... a CAE N° 4 já circula pela cidade... vale à pena conferir!
.

Nenhum comentário: