sexta-feira, 19 de março de 2010

Mapeamento Cultural de Itaperuna na Fundação São José



O lançamento do Anteprojeto de Mapeamento Cultural do Município de Itaperuna, que conta com a parceria da Secretaria de Cultura de Itaperuna com o Professor Leandro Garcia Pinho, aconteceu na terça-feira, 10 de março no auditório da Fundação Cultural e Educacional São José. Apoiaram prontamente o trabalho de Mapeamento Cultural, os Coordenadores e Professores dos Cursos de História, Letras e Jornalismo. Os alunos bem atentos ao tema também se mostraram receptivos.

O Governo Cláudio Cerqueira Bastos, através da Secretaria Mun. de Cultura Esporte e Lazer, tem como meta firmar parceria também com a FAETEC (Fundação de Apoio À Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro) e demais Entidades Educacionais de Itaperuna, que se interessarem por este trabalho voluntário de produção de conhecimento.


Muitos artistas da própria localidade são desconhecidos pelo poder público, uma vez que não há registros, catalogação ou um mapeamento cultural no Departamento de Cultura de Itaperuna. É papel do poder público incentivar as dinâmicas culturais, apoiando diversos grupos e entidades presentes na cena social.


Uma das grandes dificuldades da gestão pública de cultura é mapear estes artistas e os produtores culturais do município. Os gestores culturais procuram fazer um trabalho voltado para os artistas, mas, muitas vezes, só dialogam com os mais consagrados, ficando de fora os que não são tão conhecidos.


Para superar estas dificuldades e desenvolver um projeto de cultura mais abrangente para o município, é necessário elaborar um mapa de inclusão sociocultural que revele a fisionomia local.
Além de levantar dados relevantes para que o município se conheça, estes dados também servem para identificar as tendências culturais da região. E orientar planos, decisões e os caminhos possíveis das práticas culturais locais e regionais.


Este tipo de projeto é uma boa ferramenta para detectar demandas explícitas e “ocultas” da região, servindo ainda como instrumental técnico a serviço das comunidades locais. Quanto mais envolver a participação de toda a população, mais interessante será o resultado do levantamento.


A reunião contou com a presença do Secretário Mun. de Cultura Esporte e Lazer, Diretora Elizabeth Rezende e outros membros da secretaria, como também do Professor Leandro juntamente com outras professoras e alunos da Fundação São José. Também estiveram presentes: Jornalista Hugo Spinelli, do Jornal Diário do Noroeste, Neivaldo Rodriguez, Revista CAE e Artistas da Região.

Em breve novas postagens sobre o Projeto.


Os Organizadores do mapeamento recebem informações e exclarecem dúvidas através do e-mail:
mapeamentoculturalitaperuna@hotmail.com




Nenhum comentário: