terça-feira, 29 de novembro de 2011

Quando a aula é um espetáculo...



Com os objetivos de: proporcionar um passeio cultural ao Sesi de Itaperuna, incentivar o interesse por concertos musicais , divulgar eventos com artistas da localidade e por fim , motivar a produção textual dos alunos a partir de atividades diferentes e prazerosas, resolvemos, Marco Antônio e eu, organizar uma ida ao teatro para os meus alunos do Ensino de Jovens e Adultos, turma 801 e do Módulo I do Curso de Contabilidade do C. E. 10 de Maio. A idéia foi prontamente aceita pelos estudantes, e no dia 04 de outubro fomos todos comemorar o aniversário do Centro Codeço de Aperfeiçoamento Musical e nos deliciar com o concerto: El tango que vive!

A seguir a Produção Textual de alguns alunos sobre o belíssimo espetáculo:

Coisas que vêm da alma

Por Laura Murito – aluna do C. E. 10 de Maio – EJA – turma 801


Eles pareciam estar em transe, fora dos seus corpos, tocavam com maestria।
Suas destrezas e perfeições envolviam completamente os olhos cheios de vivacidade daqueles que os estavam assistindo.
Por um momento, fechei meus olhos, representando vivamente minhas concepções, meus pés saíram do chão, eu estava flutuando ao som dos violinos, flauta, violoncelo e violão.
As batidas fortes que ele dava com seus sapatos marcavam o ritmo de suas emoções, seus dedos tocavam o piano com precisão harmoniosa. O pianista que arquitetava tudo!
Nunca imaginara tamanha emoção, esta noite descobri um novo mundo, um mundo do qual nunca fiz parte.
Uma certa música do tão mencionado Piazzola me fez sentir no sertão, no meio da caatinga, vivenciando o flagelo daquela gente sofrida, abandonando suas casas e indo embora no pau de arara para as cidades grandes, em busca de uma vida melhor.
Aquela energia era tão forte que me imaginei dançando tango. Somente meu parceiro e eu no palco escuro com uma luz nos iluminando no centro.
Sensação nunca vivida, emoção nunca sentida!
Toda essa experiência adquirida somente em uma noite e compartilhada com meus colegas de classe, presenteados pela professora Beth, que nos proporcionou uma noite culta que marcou nossas vidas com grandes aprendizagens. Fomos contemplados com a apreciação de um grande concerto de tango, apresentado pelos professores do CECAM.


Ida ao teatro

Por Marcilene da C. Santos da Cruz – Módulo I - Contabilidade


No dia 04 de outubro de 2011, às 20 horas, aconteceu no teatro do Sesi em Itaperuna, um concerto de música clássica, do qual minhas colegas de classe e eu participamos. Adorei estar lá e principalmente das músicas tocadas, tangos clássicos lindíssimos, só senti falta de dançarinos, mas mesmo assim, ficou tudo perfeito. Pessoas talentosas, comunicativas e totalmente entretidas com o universo musical. Senti até vontade de aprender a tocar algum instrumento.
Assim foi minha ida ao teatro...

Isso é Cultura.


Por Larissa de Paula Corrêa - Módulo I - Contabilidade

Em outubro assisti a um concerto musical no SESI de Itaperuna. Achei que seria sobre Bossa Nova, mas quando cheguei, vi que era de tango, adorei!
Cada música, cada nota, cada sinfonia soou muito bem nos meus ouvidos. Foi maravilhoso! A apresentação foi perfeita, só faltaram os dançarinos...
Os músicos tinham uma sintonia incrível, passaram muita emoção. E a cada música uma história era contada sobre a mesma. É impressionante como muitas pessoas ainda não conhecem ou não têm interesse em ouvir música clássica. Isso é Cultura!
De todas as músicas, as que mais gostei : Tritango, Tempestango e Café 1930.
Quero ter a oportunidade de assistir novamente.

O Concerto

Por Géssica Curty – Módulo I – Contabilidade

Assistimos a um concerto em comemoração aos quatro anos do CECAM
(Centro Codeço de Aperfeiçoamento Musical ) tendo como foco o ritmo tango. No palco vários instrumentos, entre eles, o piano, o violoncelo, a flauta e o violino.
Houve apresentações de composições próprias do diretor da instituição, André Codeço e dos compositores Astor Piazzolla e Carlos Gardel.
Foi uma apresentação fantástica para os amantes do tango, o qual expõe sentimentos que enobrecem a alma e acalentam os corações.
Participe você também das atividades culturais da sua região!

Outra Revista.

.

Nenhum comentário: